Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sete meses depois, o sírio Hassan foi retirado de aeroporto da Malásia

Hassan al-Kontar quis escapar à guerra na Síria. Enquanto viveu no aeroporto de Kuala Lumpur, procurou asilo noutro país. Foi colocado sob custódia policial.

Sete meses depois, o sírio Hassan foi retirado de aeroporto da Malásia
Notícias ao Minuto

16:26 - 02/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Kuala Lumpur

Durante quase sete meses, Hassan al-Kontar, de 36 anos, foi uma presença regular no terminal 2 do aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia. Este sírio ficou a viver no aeroporto e durante esse período de tempo procurou asilo num outro país. Mas desde esta terlça-feira Hassan já não está a viver no terminal 2. As autoridades da Malásia retiraram-no do aeroporto e Hassan encontra-se nesta altura sob custódia policial, avança a BBC.

“Os passageiros na área de embarque devem apanhar os seus voos, mas este homem não fez isso. Ele ficou numa zona proibida e tivemos de tomar as medidas necessárias”, disse Mustafar Ali, o responsável dos serviços de imigração malaios.

Hassan al-Kontar está a ser interrogado pela polícia. Depois deve seguir-se a deportação. “Vamos falar com a embaixada síria para facilitar a sua deportação para o país de origem”, sublinhou Mustafar Ali.

O homem saiu da Síria de forma a evitar o serviço militar obrigatório e foi trabalhar para os Emirados Árabes Unidos numa seguradora. Quando a guerra 'rebentou' na Síria o seu passaporte não foi renovado porque não cumpriu o serviço militar obrigatório. Hassan não quis regressar ao seu país e permaneceu de forma ilegal nos Emirados Árabes Unidos mas foi detido em 2016.

Um ano depois já tinha passaporte, mas foi deportado para a Malásia, onde lhe foi atribuído um visto de turismo de três meses. Quando esse visto expirou tentou ir para a Turquia, mas recusaram o seu embarque no avião. Ainda conseguiu viajar para o Camboja, no entanto foi enviado de volta para território malaio.

Foi no início deste ano que começou a viver no aeroporto, subsistindo de refeições que lhe eram dadas por funcionários das companhias aéreas. Todas as suas tentativas de conseguir asilo noutro país não foram bem sucedidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório