Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Líder da Abkházia, região separatista da Geórgia, morre em acidente

O primeiro-ministro da república separatista da Abkházia, na Geórgia, morreu na noite de sábado, num acidente de automóvel, anunciou o governo local.

Líder da Abkházia, região separatista da Geórgia, morre em acidente
Notícias ao Minuto

06:45 - 09/09/18 por Lusa

Mundo Gennady Gaguliya

Gennady Gaguliya, 70 anos, morreu num acidente na estrada entre Psoou, sul da viznha Rússia, e Sukhoumi, na região separatista, segundo um comunicado publicado na página digital do gabinete abkhaze.

A agência noticiosa russa Tass referiu que Gaguliya integrava uma delegação que regressava da Síria. O seu motorista e agentes de segurança não sofreram ferimentos, segundo um porta-voz do governo, citado pela agência.

A república separatista pró-russa é dirigida pelo presidente Raul Khajimba.

A Rússia é um dos poucos países que reconhecem a independência da Abkházia, e ainda da Ossétia do Sul, outra república separatista da Geórgia, na sequência da guerra russo-georgiana que decorreu há uma década.

As duas regiões secessionistas representam 20% do território nacional da Geórgia.

Antiga república soviética, a Geórgia mantém com Moscovo um diferendo sobre pretensão de Tbilissi em aderir à União Europeia e NATO. O conflito degenerou numa guerra total em agosto de 2008.

Após o final dos confrontos, a Rússia instalou bases militares permanentes nas regiões separatistas.

A Geórgia e aliados ocidentais condenam o prosseguimento da "ocupação" do seu território pela Rússia e exigem que o Kremlin renuncie ao reconhecimento da Abkházia e Ossétia do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório