Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Trump diz que derrota dos republicanos em novembro pode gerar "violência"

Num encontro com líderes evangélicos, uma base importante do eleitorado de Trump, o presidente norte-americano disse as intercalares de novembro, mais do que um referendo à sua administração, serão um referendo à liberdade de expressão e à religião”.

Trump diz que derrota dos republicanos em novembro pode gerar "violência"
Notícias ao Minuto

18:02 - 29/08/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Estados Unidos

As eleições intercalares aproximam-se e Donald Trump sabe que o resto do seu mandato poderá ser condicionado pelo resultado que o Partido Republicano conseguir em novembro. Por isso, o presidente norte-americano já começou a fazer campanha.

Num encontro com líderes evangélicos, Trump disse que caso os democratas consigam vencer as eleições, os Estados Unidos podem viver uma fase de “violência”.

Um ficheiro áudio do encontro, divulgado aos media norte-americanos, revela algumas das declarações de Trump aos líderes evangélicos. Nesse encontro, realizado na Casa Branca, o presidente disse que as eleições intercalares são “um referendo à liberdade de expressão e à religião” e que estas estão ameaçadas “por pessoas violentas”.

Não é questão de gostar ou não gostar, a questão é que eles [Partido Democrata] vã derrubar tudo o que temos feito e eles vão fazê-lo rápida e violentamente. E violentamente. Há violência”, disse Trump, para depois referir o grupo Antifa – grupo de extrema-esquerda que costumam protestar contra a extrema-direita.

Ciente de que a comunidade evangélica constitui uma parte significativa do seu eleitorado, Trump disse aos líderes religiosos que estes “têm poder tremendo”, incentivando-os a apelar aos fiéis para votarem nos republicanos.

Estas declarações surgem depois de semanas duras para Donald Trump, em que este viu dois ex-aliados, o antigo advogado e o ex-diretor de campanha, Michael Cohen e Paul Manafort, respetivamente, envolvidos em casos judiciais que o poderão arrastar ainda mais para a investigação de Robert Mueller ao alegado conluio entre a equipa de Trump e a Rússia durante as eleições de 2016.

O fantasma do ‘impeachment’ paira no ar e, a confirmar-se que Donald Trump cometeu crimes durante a campanha, uma alteração no balanço de forças no congresso pode trazer dores de cabeça ao presidente.

Trump não vai a a eleições em novembro, mas as intercalares serão um referendo à sua governação. Para além disso, serão eleitos 435 membros na câmara dos representantes, 35 dos 100 lugares no senado e 36 dos 50 governadores.

Atualmente, os republicanos têm maioria nas duas câmaras. Caso a percam, os restantes dois anos de mandato de Trump à frente dos Estados Unidos poderão ser bastante condicionados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório