Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 28º

Alto-comissário dos direitos humanos da ONU lamenta morte

O alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al-Hussein, disse hoje que o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan foi o melhor exemplo para a humanidade.

Alto-comissário dos direitos humanos da ONU lamenta morte
Notícias ao Minuto

12:59 - 18/08/18 por Lusa

Mundo Kofi Annan

"Estou de luto. Kofi [Annan] foi o melhor exemplo, o paradigma de decência e da graça. Num mundo cheio de líderes que são tudo menos isso, a nossa perda, a perda do mundo, ainda dói mais", declarou Ra'ad al-Hussein num comunicado.

O alto-comissário disse que Annan era "amigo de milhares e líder de milhões".

Zeid Ra'ad al-Hussein lembrou que Annan foi o seu chefe direto, um superior que falava diretamente e que sempre foi valente e que, com o passar dos anos, tornou-se um amigo querido.

"Quando no meu atual cargo, me senti isolado e sozinho politicamente [o que tem sido habitual nos últimos quatro anos], ia com ele caminhar em Genebra e ouvia-o. Uma vez, disse que todos se queixavam de mim e ele respondeu: "estás a fazer o correto, deixe que se queixem".

"Há alguns seres humanos que não podem ser substituídos, muito poucos. Kofi Annan está entre eles. Adeus. meu querido amigo", lamentou o alto comissário da ONU.

O antigo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e prémio Nobel da Paz de 2001, Kofi Annan, morreu aos 80 anos, divulgou hoje a fundação do antigo diplomata.

"É com grande tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que o ex-secretário-geral das Nações Unidas e vencedor do prémio Nobel da Paz morreu pacificamente no sábado, 18 de agosto, após uma curta doença", publicou a fundação do ex-diplomata ganês num comunicado, divulgado pela agência de notícias AFP.

Kofi Annan, que fez a sua carreira profissional nas Nações Unidas, cumpriu dois mandatos como secretário-geral da ONU, entre 01 de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2006.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório