Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Descoberta "incrivelmente rara" de cobra bebé da era do dinossauros

Fóssil de âmbar tem 99 milhões de anos. A descoberta permitiu aos cientistas saber um pouco mais sobre os répteis do período Cretácio, a era dos dinossauros.

Descoberta "incrivelmente rara" de cobra bebé da era do dinossauros
Notícias ao Minuto

18:50 - 19/07/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Myanmar

Uma cobra bebé com 99 milhões de anos embalsamada em âmbar foi descoberta em Myanmar (antiga Birmânia) e revelou a existência de uma nova espécie. A notícia foi dada esta quinta-feira por um grupo de cientistas da China, Austrália, Estados Unidos e Canadá, que apelidam a descoberta de "incrivelmente rara".

'"Este é o primeiro fóssil de uma cobra bebé que alguma vez descobrimos", indicou Michael Caldwell, professor da Universidade de Alberta (Canadá), à BBC News.

O réptil, uma nova espécie chamada 'Xiaophis myanmarensis', morreu há 99 milhões de ano, na era dos dinossauros, e foi encontrada em Myanmar, perto da fronteira com a China.

Foi encontrado também um segundo fóssil de âmbar, que parece conter parte de uma muda de pele de uma cobra muito maior, cuja espécie ainda não foi possível determinar.

O esqueleto não inclui o crânio e tem apenas 4,75 centímetros de comprimento, mas é compatível com a formação óssea incompleta que se vê nas cobras bebés da atualidade.

Através da análise a vários elementos do esqueleto, os cientistas descobriram que a forma como as cobras desenvolvem a sua estrutura óssea se modificou um pouco nos últimos milhões de anos. No estudo publicado no jornal científico Science Advances, descobriram-se também os primeiros indícios de que algumas cobras do período Cretácio viviam em florestas.

Sublinhe-se que os fósseis de cobras são muito raros, há cerca de 15 fósseis descobertos referentes ao período Cretácio, em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório