Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Detido irmão do assaltante que fugiu de helicóptero de prisão em Paris

A polícia francesa deteve hoje o irmão de Redoine Faïd, o assaltante de bancos que fugiu de helicóptero de uma prisão na região de Paris, que estava com ele na sala de visitas antes da evasão.

Detido irmão do assaltante que fugiu de helicóptero de prisão em Paris
Notícias ao Minuto

21:26 - 01/07/18 por Lusa

Mundo França

Brahim Faïd está a ser interrogado pela polícia judiciária de Versalhes, arredores de Paris, segundo a BFMTV.

O irmão conseguiu fugir da penitenciária de Réau, na região de Paris, com a ajuda de três cúmplices fortemente armados e um helicóptero, numa operação "de poucos minutos" que não fez feridos, segundo a administração da penitenciária.

Os cúmplices deslocaram-se de manhã a um pequeno clube aeronáutico em Fontenay-Trésigny e sequestraram um piloto que os levou até à penitenciária.

O helicóptero aterrou no pátio de entrada, único local da prisão que não é coberto, por onde os detidos só passam quando entram ou saem do edifício.

Posteriormente, segundo a imprensa francesa, dois dos homens lançaram uma granada de fumo e com uma rebarbadora perfuraram a porta que dá acesso à sala de visitas, onde só havia um vigilante.

Os cúmplices estavam vestidos de preto, com máscaras também pretas, e armados com metralhadoras.

Depois da fuga, abandonaram o helicóptero a cerca de 60 quilómetros da prisão e libertaram o piloto, que está em estado de choque.

Esta foi a segunda vez que Redoine Faïd, 46 anos, se evadiu de uma prisão, depois de em 2013 ter fugido da penitenciária de Lille-Séquedin, no norte de França. Foi capturado seis semanas depois, de madrugada, num hotel da região de Paris.

Redoine Faïd foi condenado em segunda instância em abril a 25 anos de prisão por um assalto fracassado na região de Paris, em 2010, em que uma agente da polícia municipal, Aurélie Fouquet, foi morta.

Em 2017, Faïd foi condenado a 10 de prisão pela evasão da prisão Lilli-Séquedin e a 18 anos de prisão pelo ataque a uma carrinha blindada no norte de França em 2011.

Leia mais: Recluso escapa de prisão com ajuda de helicóptero e cúmplices armados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório