Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Extrema-direita alemã pede que selecionador expulse Ozil e Gundogan

Os dois jogadores, de ascendência turca, reuniram-se, em maio, com o presidente da Turquia, Recep Erdogan. Depois da derrota da Alemanha com o México, partido de extrema-direita exigiu a expulsão dos dois jogadores que prestam "mais homenagem ao presidente turco do que à pátria alemã".

Extrema-direita alemã pede que selecionador expulse Ozil e Gundogan
Notícias ao Minuto

17:10 - 19/06/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Futebol

O partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, apelou, esta terça-feira, para que os jogadores Mesut Ozil e Ilkay Gundogan sejam expulsos da seleção alemã, que está a disputar o Mundial de Futebol na Rússia.

Em causa, conta a Reuters, está o facto de os dois jogadores, ambos de ascendência turca, terem tirado, no passado mês de maio, uma fotografia com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

A fotografia gerou bastante polémica na altura e ganhou outra dimensão depois da derrota da seleção alemã no jogo com o México. O partido de extrema-direita denunciou a falta de “espírito de equipa” causado pela presença de Ozil e de Gundogan.

“O espírito de equipa na seleção não está a funcionar com Ozil e Gundogan, porque quem participa sem entusiasmo não consegue reunir o espírito combativo necessário”, disse Joern Koenig, porta-voz da AfD nas questões relacionadas com desporto.

Koenig vai mais longe e pede que os dois jogadores sejam enviados “para casa”, de forma a que as suas posições possam ser preenchidas por “jogadores nacionais que tenham orgulho no seu país”.

“Joachim Low [treinador da seleção alemã] devia cortar o cordão e enviá-los para casa. Há jogadores nacionais que têm orgulho do nosso país e Ozil e Gundogan deviam libertar as suas vagas na seleção nacional para jogadores que não prestem mais homenagem ao presidente turco do que à pátria alemã”, rematou.

Os restantes partidos alemães ainda não se manifestaram sobre as exigências da AfD. O partido de extrema-direita, recorde-se, é o terceiro partido com maior representação no parlamento alemão, logo a seguir à CDU e ao SPD, dois partidos que fazem parte do governo alemão, o que faz com o que a AfD seja o maior partido de oposição ao executivo de Angela Merkel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório