Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Eleições legislativas no Paquistão marcadas para 25 de julho

Os paquistaneses vão votar para eleições legislativas no dia 25 de julho, anunciou hoje o porta-voz da presidência à AFP, terminando com as incertezas de há vários meses, e o Governo larga o poder dentro de uma semana.

Eleições legislativas no Paquistão marcadas para 25 de julho
Notícias ao Minuto

22:31 - 26/05/18 por Lusa

Mundo Decisão

"O Presidente aprovou a data de 25 de julho para as eleições legislativas", disse o porta-voz da presidência paquistanesa.

Um governo provisório assumirá a gestão do país até à data das eleições.

É a primeira vez na história do Paquistão, marcada por inúmeros golpes de Estado militares que dois governos civis sucessivos atingem o final de uma legislatura.

Em 2013, a Liga Muçulmana do Paquistão (PML-N), de Nawaz Sharif, tinha ultrapassado o Partido do Povo Paquistanês (PPP), do presidente Zardari, sancionado nas urnas pelos seus maus resultados económicos e também pelos maus índices de segurança.

Cinco anos depois, o PML-N termina o seu mandato favorecido por um balanço muito positivo. O sentimento de insegurança no País diminuiu consideravelmente. A grave crise energética, conduzindo a graves problemas com a falta de eletricidade, foi em parte resolvida. Recentemente, um novo aeroporto internacional foi inaugurado em Islamabad, para além de inúmeras obras rodoviárias que foram desbloqueadas.

O PML-N não tem tido a vida fácil. Em julho o ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif foi destituído por corrupção. A justiça proibiu-o de dirigir o partido que criou e também de participar em qualquer escrutínio até ao final da sua vida.

Em finais de abril, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Khawaja Asif, foi igualmente destituído por violação das regras eleitorais. Algumas semanas depois, um homem disparou sobre o ministro do Interior, Ahsan Iqbal, no final de um encontro.

O principal adversário do PML-N será Tehreek-e-Insaf - ou PTI, que significa "Movimento para a Justiça no Paquistão", liderado pelo antigo campeão de criquete Imran Khan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório