Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sede do Partido Comunista do Iraque atacada à bomba em Bagdade

Duas bombas explodiram nas proximidades da sede do Partido Comunista Iraquiano (PCI), em Bagdade, indicou um porta-voz da Marcha pela Reforma, a aliança do PCI com o populista xiita Moqtada Sadr, que venceu as eleições legislativas.

Sede do Partido Comunista do Iraque atacada à bomba em Bagdade
Notícias ao Minuto

00:06 - 26/05/18 por Lusa

Mundo Iraque

As explosões de sexta-feira provocaram três feridos, disse um agente da polícia, à agência noticiosa AFP, sob anonimato.

Esta foi a primeira vez que um partido político foi visado na capital iraquiana desde o lançamento da campanha eleitoral, em meados de abril.

"Duas bombas foram lançadas contra a sede do PCI" situada na Praça Al-Andalous, no centro de Bagdade, disse à AFP o porta-voz Jassem al-Hilfi, membro da comissão política do PCI.

Al-Hilfi acusou "os corruptos que não suportaram ter perdido" as legislativas, de 12 de maio, de estar por trás dos ataques.

Em 12 de maio, para surpresa geral, a lista do clérigo Moqtada Sadr, que apresentou um programa anticorrupção, conseguiu eleger 54 deputados.

Em segundo lugar ficou a dos antigos combatentes de Hachd al-Chaabi, milicianos que colaboravam com o exército contra o grupo que se designa por Estado Islâmico, com 47 lugares, à frente dos 42 eleitos pela lista do primeiro-ministro Haider al-Abadi, apoiado pela comunidade internacional.

Este escrutínio, o primeiro depois da vitória declarada por Bagdade sobre aquele grupo, desenrolou-se sem incidentes relevantes, algo inédito desde a invasão do país pelos EUA, que levou ao derrube de Saddam Hussein, em 2003.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório