Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2018
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

Edição

Sondagem dá vitória a 'Sim' à mudança de lei do aborto na Irlanda

Sondagem à boca das urnas do Irish Times/Ipsos MRBI aponta para maioria favorável à mudança de lei do aborto na Irlanda.

Sondagem dá vitória a 'Sim' à mudança de lei do aborto na Irlanda
Notícias ao Minuto

22:29 - 25/05/18 por Pedro Filipe Pina 

Mundo Irish Toimes

A sondagem à boca das urnas do Irish Times aponta para uma vitória clara de quem é favorável à mudança da lei do aborto na Irlanda.

A Irlanda foi hoje a votos para decidir sobre a revogação, ou não, da Oitava Emenda da Constituição.

Este país europeu conta com uma das mais punitivas e restritivas leis do aborto do mundo.

A sondagem à boca das urnas incluiu cerca de quatro mil participantes, que foram questionados em 160 locais diferentes de voto. A vitória do 'Sim' à mudança da lei cifra-se nos dois terços: 68%.

A confirmarem-se os números, estamos perante uma vitória clara da parte do 'Sim', refletindo assim uma mudança de mentalidades sobre o tema no país.

A Sky News realça que a abstenção terá sido menor do que a da votação sobre casamentos de pessoas do mesmo sexo, há três anos.

Em 2013 já se tinham verificado pequenas alterações, algo que surgiu na sequência de um polémico caso, o de uma mulher que morreu após lhe ter sido negado um aborto. Na altura, a legislação passou a permitir o aborto nos casos em que a vida da mulher estava em risco. Ainda assim, a interrupção voluntária da gravidez continua a ser criminalizada, podendo ser punida com uma pena até 14 anos de prisão.

Se a revogação for aprovada, algo que deverá ser confirmado só amanhã com os resultados finais, o governo irlandês tem caminho aberto para poder legislar diretamente sobre o tema e introduzir uma lei que possibilite o aborto até às 12 semanas de gravidez em qualquer circunstância.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.