Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de um século após injustiça, pugilista recebe perdão de Trump

O racismo e o preconceito inscritos na lei estiveram na origem da condenação. Mais de um século após injustiça, perdão chegou finalmente por parte do presidente dos Estados Unidos.

Mais de um século após injustiça, pugilista recebe perdão de Trump
Notícias ao Minuto

19:40 - 24/05/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Casa Branca

Donald Trump concedeu esta quinta-feira um perdão presidencial a Jack Johnson, pugilista condenado  em 1913 por "transporte de uma mulher branca" de um estado norte-americano para outro.

Na acusação, o transporte da mulher em causa, Belle Schreiber, foi justificado por ter sido para fins "imorais". Belle era na altura uma antiga prostituta que mantinha há muito uma relação amorosa com o pugilista.

Jack Johnson, negro e então uma estrela no pugilismo, acabaria por ser condenado a um ano de cadeia. Optou por fugir, voltando em 1920 aos Estados Unidos para cumprir a pena a que fora condenado.

O perdão presidencial foi assinado na presença de várias figuras, entre elas figuras de relevo do boxe como Lennox Lewis mas também Sylvester Stallone, que levou o clássico 'Rocky' até ao grande ecrã.

A história de Jack Johnson tornou-se um símbolo da Mann Act, um quadro legislativo então aplicado particularmente severo para os afro-americanos.

No perdão, Trump realçou que a condenação de Jack Johnson aconteceu "num período de tremenda tensão racial nos Estados Unidos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório