Meteorologia

  • 19 SETEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 16º

Edição

Negociador de arte descobre o primeiro Rembrandt 'novo' em 44 anos

O quadro passou despercebido durante quatro séculos.

Negociador de arte descobre o primeiro Rembrandt 'novo' em 44 anos
Notícias ao Minuto

14:09 - 17/05/18 por Sara Gouveia 

Mundo Pintura

Um negociador de arte, Jan Six, fez a descoberta de uma vida numa casa de leilões em 2016, quando reparou nas pinceladas do pintor holandês Rembrandt num quadro desconhecido.

A pintura de um jovem bem vestido de cabelo ruivo, foi apresentado esta quarta-feira, dia 16, como o primeiro quadro 'novo' a ser descoberto desde 1974 e vai agora ser exposto no museu Hermitage, em Amesterdão, na Holanda, durante um mês.

Com a ajuda de um investidor, de que se desconhece a identidade, Jan conseguiu comprar o 'Retrato de um Jovem Cavalheiro', pintado durante os anos 30, por 156 mil euros (137 mil libras), um valor irrisório tendo em conta o valor da descoberta feita.

"Encontrar o Rembrandt foi um sentimento indescritível", revelou Jan à Reuters.

Ao ter crescido numa casa repleta de exemplares da arte do pintor, o negociador reparou que o colarinho que o jovem retratado tinha esteve na moda durante pouco tempo nos anos 30 e que estava pintado num estilo que Rembrandt usava naquela altura da carreira.

Depois de 18 meses de técnicas raio-X e análises a amostras do quadro, as suas desconfianças comprovaram-se, revelando tratar-se de um exemplar verdadeiro do pintor.

Jan vai agora tentar encontrar um comprador para a sua descoberta, mas não quer especular sobre quanto possa valera transação. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório