Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pompeo recorda a aliados o compromisso de aumentar gastos militares

O secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo insistiu hoje, em reunião na sede da NATO em Bruxelas, que "é essencial" que os aliados da organização honrem os seus compromissos nos gastos militares da Aliança, em referência à Alemanha.

Pompeo recorda a aliados o compromisso de aumentar gastos militares
Notícias ao Minuto

19:18 - 27/04/18 por Lusa

Mundo NATO

Na conferência de imprensa realizada após a reunião, Mike Pompeo criticou a Alemanha "por não respeitar os compromissos que subscreveu em dezembro de 2014, em matéria de despesas militares" da organização.

O novo secretário de Estado norte-americano recordou que os aliados europeus da NATO devem concretizar o objetivo de investir na Defesa 2% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2014 e revelou que espera que os países tenham um plano para apresentar em julho, na cimeira da organização.

O ex-diretor da CIA, que viajou para Bruxelas imediatamente depois de ter sido confirmado no Senado como novo secretário de Estado, valorizou "os progressos" nos últimos meses pelos aliados, pelo que afirmou que "o objetivo prossegue claro".

Em concreto, em resposta à questão se a Alemanha está a realizar progressos suficientes - atualmente gasta apenas 1,26% do PIB -, Pompeo disse que "não" e reiterou que "deve atingir o objetivo acordado".

Hoje, a chanceler alemã, Angela Merkel, reúne-se com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a fim de impulsionar os laços transatlânticos e abordar ao mesmo tempo as diferenças existentes em áreas distintas.

Pompeo lembrou que "nos últimos meses tem havido progressos" e salientou que "Trump fez desta questão uma prioridade, assim como muitos aliados da NATO".

A necessidade de repartir o esforço financeiro entre os membros da Aliança é a principal exigência de Washington para os aliados europeus, um objetivo que, em 2017, apenas foi cumprido, além dos Estados Unidos, por Grécia, Estónia e Reino Unido.

Segundo a NATO, a estes se somarão este ano a Polónia, a Roménia, a Letónia e a Lituânia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório