Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

As queixas sobre os pais que os millennials fazem ao psicólogo

“É óbvio que há um problema, quando a mãe de um homem de 28 anos liga para marcar uma sessão de terapia para o filho”.

As queixas sobre os pais que os millennials fazem ao psicólogo

Contrariamente às gerações que os antecederam, os millennials não têm receio de procurar apoio emocional num consultório de um psicólogo ou de um psiquiatra.

Mas o que preocupa estes indivíduos para além de problemas relativos ao mercado de trabalho, relacionamentos amorosos e instabilidade financeira? Para muitos a resposta está nos pais, diz a psicoterapeuta Deborah Duley, fundadora da clínica Empowered Connections, em Maryland, nos Estados Unidos.

“Passámos de uma sociedade focada nos pais para uma sociedade centrada nas crianças, e esta geração é o fruto desta atenção extrema. Consequentemente, ouço queixas constantes de que os pais destes jovens estão a micro gerenciar as suas vidas, ao ponto destes se sentirem sufocados e frustrados”.

Estes são, segundo a psicoterapeuta, os principais desabafos dos millennials sobre os seus progenitores:

1. Cresci com pais super protetores e agora não consigo funcionar como um adulto

“É óbvio que há um problema, quando a mãe de um homem de 28 anos liga para marcar uma sessão de terapia para o filho. Os pais dos millennials perderam a noção das fronteiras que se devem estabelecer com os filhos em idade adulta, o que os impede de se tornarem verdadeiramente independentes e capazes de resolverem os seus próprios problemas”.

2. Sinto-me um fracasso

“Um tema recorrente dos meus pacientes é que se sentem um fracasso relativamente às expetativas que os pais tinham e têm para eles. Os millennials são os indivíduos que mais temem viver no mundo real e lidar com situações corriqueiras do dia a dia, o que muitas vezes se traduz em problemas de depressão e de ansiedade”.

3. Os meus pais acham que não preciso de terapia

“Um número elevado dos meus clientes queixa-se que os pais não ‘acreditam’ em terapia e que veem esta opção como um sinal de fraqueza. Daí que muitos millennials se sintam fracos, inadequados e incapazes de resolverem os seus próprios problemas”.

4. Os meus pais estão demasiado envolvidos na minha vida financeira

“Um dos temas mais abordados em terapia refere-se ao envolvimento excessivo dos pais nas finanças dos filhos. Os millennials foram a geração mais afetada pela crise económica de 2008 e veem-se muitas vezes obrigados a receber ajuda monetária dos progenitores, porém tal leva a uma relação pouco saudável na qual os pais controlam os gastos e a vida pessoal dos filhos como se ainda tivessem 10 anos. Inclusive, muitos são capazes de acusar os filhos de estarem a ajudá-los a pagar por sessões de terapia ou por psicólogos que só os querem ‘virar’ contra eles.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório