Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2018
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Foi detetada uma nova (dupla) causa de cancro

Relaciona-se com duas outras doenças e é responsável por 800.000 casos de cancro em todo o mundo.

Foi detetada uma nova (dupla) causa de cancro
Notícias ao Minuto

10:08 - 12/01/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Estudo

Um estudo recentemente publicado no The Lancet aponta a diabetes e a obesidade como causas para o desenvolvimento de cancro. Os dados demonstram que, de todos os casos de cancro diagnosticados em 2012, 5,6% têm como causa uma destas doenças.

A relevância deste estudo prende-se principalmente com o crescente número de casos tanto de obesidade como de diabetes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade - uma das maiores causas de morte atuais a nível mundial - afeta mais de dois milhões de adultos e a diabetes, 422 milhões em todo o mundo.

Como forma de reduzir esta causa de cancro, Jonathan Pearson-Stuttard, principal autor do estudo, alerta para a importância de se implementar políticas alimentares que impeçam o aumento da diabetes e da obesidade.

Não há duvida de que o estilo de vida atual influencia em muito estas doenças, nomeadamente o comportamento alimentar, a atividade física, o sedentarismo, o álcool e o tabaco.

A obesidade acontece quando o índice de massa corporal (IMC) é superior ao limite dito saudável, tendo em conta a altura e idade de um adulto. Quanto à diabetes, trata-se de uma deficiência crónica no pâncreas que atrofia a produção de insulina ou impede que o corpo a use de forma adequada - o resultado traduz-se numa desregulação dos níveis de açúcar no sangue.

Ambos os casos provocam alterações biológicas no organismo, que podem aumentar o risco de vários tipos de cancro.

Vamos a números: dos 12 tipos de cancro analisados em 2012 em 175 países distintos, combinados com os dados de IMC elevado e diabetes de cada país, concluiu-se que a maioria dos casos de cancro associados a estes dois fatores ocorrem em países ocidentais ricos (38,3%).

Quanto aos tipos de cancro, são os do fígado, nos homens, e os do endométrio, no caso das mulheres, os que apresentam maior relação com a obesidade e diabetes. Apesar disso, há mais mulheres com cancro da mama do que com cancro no endométrio.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório