Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

É destas formas que a proteína o está a fazer ganhar peso

É um dos macronutrientes que mais beneficia a saúde do organismo, mas as más escolhas podem sair caras… ou pesadas.

É destas formas que a proteína o está a fazer ganhar peso
Notícias ao Minuto

08:34 - 21/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

O consumo de proteína é fundamental para a construção muscular, para o reforço do sistema imunitário e para o equilíbrio da temperatura muscular. Este macronutriente beneficia ainda as unhas e o cabelo, ajuda na digestão dos alimentos e evita alterações hormonais.

Salvo exceções médicas em contrário, a proteína deve fazer parte de uma alimentação diária equilibrada, variada e saudável, porém, há que ter peso e medida. De acordo com um estudo publicado na revista científica Clinical Nutrition, e citado pela Prevention, existe um risco acrescido de ganho de peso (cerca de mais 10% do peso corporal atual) quando o consumo de proteína excede os 20% do total do plano alimentar.

Mas não é apenas a quantidade de proteína que pode levar ao ganho de peso, a qualidade da proteína escolhida é também determinante. Como destaca a publicação, as pessoas que consomem muita proteína de origem animal – especialmente carne – ao invés de proteínas de fonte vegetal (como as leguminosas, a quinoa, a soja e derivados, etc.) tendem a ter um plano alimentar mais calórico e com maior nível de gorduras, aumentando, assim, a probabilidade de ganhar peso de forma ‘inesperada’ e à boleia de um macronutriente saudável.

Também as pessoas que tendem a reduzir o consumo de hidratos de carbono – uma fonte natural de energia e saciedade – em prol de um reforço da ingestão de proteína ficam também mais propensas a ganhar peso, pois a fonte de combustível predileta do cérebro é a glicose, que advém dos hidratos de carbono.

Uma vez que a proteína não fornece níveis de energia idênticos aos dos hidratos de carbono, a probabilidade da pessoa sentir-se mais cansada e apática é maior, o que faz com que escape aos treinos e ganhe mais peso ainda, diz a publicação.

Então, qual a quantidade ideal de proteína por dia para ganhar saúde e manter o peso? Tudo depende do organismo de cada pessoa, do seu estilo de vida e da sua atividade. Contudo, por norma, um adulto normal o aporte de calorias numa dieta deve rondar os 10% a 15%, recomenda a DGS.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório