Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Eis os 10 vinhos mais marcantes de Portugal, segundo Jancis Robinson

A especialista internacional foi desafiada a revelar os dez vinhos portugueses que mais a impressionaram na última década.

Notícias ao Minuto

20:05 - 23/10/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Vinhos

A Revista de Vinhos desafiou Jancis Robinson, “a mais influente jornalista e ‘Master of Wine’ do mundo, a revelar os dez vinhos portugueses que mais a impressionaram nos últimos dez anos.

Como a própria revista informa em comunicado, a especialista britânica destacou rótulos do Douro, Alentejo, Bairrada, Dão, Vinho Verde, um Vinho do Porto e um Vinho Madeira.

Da região do Douro, Jancis Robinson destacou quatro referências: Barca Velha 1999 (da Casa Ferreirinha, produzido no Douro Superior); Poeira 2011 (um ‘blend’ de Vinhas Velhas, com assinatura de Jorge Moreira); Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2005 (proveniente da vinha centenária Maria Teresa, cultivada a cotas extremamente baixas) e Niepoort Batuta 2007 (com assinatura de Dirk Niepoort).

Já do Alentejo, a especialista destacou “o Espaço Rural Bojador Vinho de Talha 2015 (um tinto composto da Trincadeira). Da Bairrada, o Luis Pato Vinha Barrosa 2005 (proveniente de uma vinha velha com mais de 90 anos, da freguesia de Aguim). Do Dão, o Quinta dos Roques 2007 (um tinto produzido entre Mangualde e Nelas)”.

Por fim, da região dos Vinhos Verdes destacou o Soalheiro Primeiras Vinhas 2016 (um Alvarinho elaborado em Melgaço).

Dos fortificados, Jancis destaca o Vinho Do Porto Graham’s Single Harvest Tawny Port 1972 (com assinatura da família Symington, produtores de Vinho do Porto desde o século XIX). Também não faltou um Vinho da Madeira nesta lista e o destaque foi para o Barbeito Ribeiro Real Tinta Negra Lote 1 20 Years (produzido nas vinhas do Ribeiro Real).

Jancis Robinson esteve, esta segunda-feira, presente em Lisboa numa conferência exclusiva para profissionais do setor dos vinhos e líderes de opinião.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório