Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Cientistas revelam forma de tratar o tipo de cancro da pele mais fatal

Os cientistas podem ter descoberto uma forma de matar as células cancerígenas de melanoma, o tipo de cancro da pele que mais mata.

Cientistas revelam forma de tratar o tipo de cancro da pele mais fatal
Notícias ao Minuto

09:40 - 27/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Todos os anos cerca de 100 mil pessoas são diagnosticadas com cancro da pele. O diagnóstico acaba por ser fatal para 2500 pessoas, anualmente. Um novo estudo pode ter descoberto uma forma de tratar o tipo de cancro da pele mais fatal, o melanoma.

O melanoma é provocado essencialmente pela exposição aos raios ultravioleta e apesar de representar apenas 5% dos casos de cancro da pele, é responsável por 75% das mortes por cancro da pele.

Um estudo, publicado no Europena Journal of Medicinal Chemistry, descobriu que um composto encontrado em vegetais, como brócolos e couve-flor, que se chama isotiocianato e que quando é alterado e utilizado numa droga pode matar as células cancerígenas de melanoma sem afetar as células saudáveis circundantes.

Os investigadores testaram com sucesso o composto tanto em células de ratos como de humanos numa placa de Petri. Este composto provocou a morte das células de melanoma humanas e inibiu o crescimento do tumor em 69% em ratos.

Como cita o Express britânico, o Dr. Arun Sharma, professor associado de farmacologia no Penn State College of Medicine, disse: "Há muitas recomendações que apontam que, por exemplo, os brócolmos pode reduzir a probabilidade de desenvolver cancro. São boas recomendações para a prevenção, mas por si só os compostos nos vegetais podem não ser suficientemente potentes para ser usados em um ambiente terapêutico".

Para melhorar a sua eficácia, os investigadores modificaram o medicamento substituindo o enxofre num composto que estudaram anteriormente com selénio, bem como variando o comprimento da cadeia de alquilo para criar o isoselenocinato.

Os investigadores continuam a estudar o atual mecanismo de funcionamento do medicamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório