Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Treina, treina, mas os músculos pararam de crescer? Eis seis explicações

A culpa pode ser dos seus hábitos, que não promovem o crescimento muscular.

Treina, treina, mas os músculos pararam de crescer? Eis seis explicações
Notícias ao Minuto

11:04 - 26/06/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Exercício

Se passa o tempo a levantar pesos e não vê os progressos devidos, talvez deva rever as suas rotinas.

Para conseguir promover o crescimentos muscular, não basta treinar, é preciso conseguir um equilíbrio perfeito entre vários fatores. Se não treina, treina, mas não vê resultados, estes podem ser os ‘culpados’, segundo destaca o Deporte Y Vida do jornal espanhol AS:

Não dorme bem à noite. Para além de uma alimentação correta e de um excelente treino, precisa de dormir bem e o suficiente (entre sete e nove horas) para promover o crescimento muscular.

Não consome proteína suficiente. Deve consumir no mínimo 0,8 gr de proteína por cada quilo do seu peso corporal, mas os estudos apontam que um atleta pode precisar de aumentar este valor para 2,5 gr por cada quilo de peso corporal. Será que anda a consumir proteína suficiente para obter os ganhos musculares que deseja?

Não consome hidratos de carbono suficientes. Não desvalorize os hidratos de carbono, precisa deles para ter energia para treinar. Além disso a falta de hidratos de carbono atrasa o crescimento muscular, uma vez que para ele acontecer precisa do glucogénio que os hidratos oferecem.

Faz demasiado cardio. O exercício cardiovascular é imprescindível para a saúde em geral, em concreto do coração, mas em excesso pode atrapalhar o crescimento muscular. Em vez de passar horas a fazer treino cardio, opte por treinos mais curtos HIIT e por outros que combinem o treino cardiovascular com muscular.

Treina demais. Se o treino é essencial, também o descanso. Se está sempre a treinar e não deixa os músculos descansar e recuperar eles vão esgotar-se e não irão crescer como deseja. Esqueça, não precisa de treinar todos os dias da semana.

Anda muito stressado. O stress aumenta os níveis de cortisol, a hormona do stress que aumenta o apetite e o armazenamento da gordura. Se isto já era bastante prejudicial para quem quer obter uma melhor forma física, a situação agrava-se para quem quer ficar mais musculado uma vez que o cortisol também inibe o uso de glucose pelas células do corpo e faz com que as proteínas se decomponham, atrapalhando o crescimento muscular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório