Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Quatro razões para não conseguir emagrecer estando numa dieta vegan

Certas práticas típicas de quem começa a seguir uma dieta vegan podem estar a impedi-lo de conseguir emagrecer e perder peso.

Quatro razões para não conseguir emagrecer estando numa dieta vegan
Notícias ao Minuto

11:45 - 11/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Alimentação

Em 2015, um estudo revelava que tornar-se vegetariano podia ser uma boa forma de conseguir perder peso. Entretanto já lhe revelámos que nem sempre a dieta vegan ajuda a perder peso.

Sim, apesar de poder ser uma dieta muito saudável – dependendo das escolhas que faz – e de obrigar a estar muito atento a tudo o que come, certas práticas típicas de que segue uma dieta vegan podem estar a impedi-lo de conseguir emagrecer e perder peso.

O site Healthista destaca as quatro coisas que explicam por que não consegue perder peso a seguir uma dieta vegan:

Não come proteína suficiente. Sendo que as grandes fontes de proteína são a carne e o peixe, quando se começa uma dieta vegan é essencial procurar fontes de proteína vegetal de forma a não reduzir o consumo de proteína – essencial para a saúde e para promover a saciedade e evitar os picos de insulina. Recorde os cinco erros mais comuns do consumo de proteína e fique com algumas dicas para aumentar o consumo de proteína.

Não sabe onde encontrar proteína e substitui a proteína por hidratos de carbono. Aumentar o consumo de legumes e leguminosas é uma boa forma de garantir o consumo de proteína. Feijões e lentilhas de todas as cores, grão-de-bico, beringela, brócolos, alho francês, soja, tofu, etc são tudo alimentos que devem estar no seu carrinho de compras.

Usar quinoa nos seus pratos em vez de arroz ou massa também é uma boa forma de aumentar o teor de proteína dos seus pratos. Incluir nozes, amêndoas ou cajus nas suas saldas, papas ou massas também aumenta a proteína. E nunca caia no erro de tentar substituir a proteína por hidratos de carbono, pois só vai ter fome e vai prejudicar o seu corpo devido aos picos de insulina que os hidratos de carbono refinados provocam. Prefira sempre os hidratos de carbono complexos, como arroz, massa e pão integrais.

Come demais. Lá porque segue uma dieta vegan, isso não quer dizer que as suas doses são ilimitadas, nem que pode estar todo o dia a comer. Tenha atenção às porções que come, às calorias, ao açúcar e às gorduras saturadas que ingere. Limite-se a fazer três refeições principais e dois pequenos snacks a meio da manhã e da tarde.

Não está 100% atento aos rótulos. A dieta vegan tem ganhado muito adeptos e a indústria alimentar tem-se aproveitado disso para criar alimentos vegan que não passam de ‘junk food’ disfarçada de comida saudável e vegan. Chips de vegetais embaladas? São ricas em gordura e sal e quase não têm nutrientes. Leite de coco, amêndoa ou soja? Se não estiver atento, o mais provável é que compre opções com açúcar adicionado, com muitas calorias e altamente processadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório