Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

A incómoda 'disfunção' sexual que afeta muitas mulheres

Muito mais comum do que se possa pensar e ainda pouco estudada, a secura vaginal afeta a vida sexual e a autoestima de muitas mulheres.

A incómoda 'disfunção' sexual que afeta muitas mulheres
Notícias ao Minuto

12:28 - 08/11/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Bem-Estar

A secura vaginal é um dos problemas ginecológicos mais frequentes relacionados com a atividade sexual.

A psicóloga e sexóloga Felipa Gea López explicou ao Yodona do El Mundo que ainda que este seja um problema comum durante a menopausa, pode afetar todas as mulheres férteis que têm dificuldade em lubrificar.

A especialista diz que em termos sociais e de autoestima “é equivalente à disfunção erétil no homem”. No entanto admite que nunca se deu a atenção que merece, por ser menos propício a causar transtornos físicos e psicológicos.

“A secura vaginal pode ocorrer por muitos motivos, nem sempre fisiológicos ou patológicos”, destaca a especialista, explicando que a lubrificação é a expressão da excitação sexual e, por isso, a secura vaginal pode indicar falta de excitação – seja porque é preciso mais estimulação ou porque as condições não são as adequadas. O stress também tem um papel muito importante na sexualidade e é possível que também se torne num condicionante.

Quando o problema não é físico, melhorar a relação erótica do casal e/ou usar gel hidratante e lubrificante pode ser suficiente para resolver o problema. Mas aconselha-se que a mulher visite um profissional de saúde para identificar as causas da secura vaginal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório