Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Especialista revela verdade sobre as 'calorias negativas'

Muito provavelmente já ouviu ou leu que há alimentos que são tão saudáveis e ricos em nutrientes que queima mais calorias a comê-los e digeri-los do que as que eles realmente contêm.

Especialista revela verdade sobre as 'calorias negativas'
Notícias ao Minuto

19:16 - 21/09/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Alimentos como o aipo, a toranja ou a alface são tão saudáveis, nutritivos e têm tão poucas calorias que há quem diga que têm ‘calorias negativas’ pois quem os consome queima mais calorias a comê-los e digeri-los do que as que eles realmente contêm.

Mas, segundo a dietista Ann Marion Willis, há uma armadilha neste pensamento: os alimentos que tipicamente são considerados na categoria das ‘calorias negativas’ são o que têm poucas calorias, muita água e são um boa fonte de fibra. E segundo o que a especialista explicou ao site Apartment Therapy, isto pode traduzir-se numa baixa ingestão de calorias e consequente perda de peso, mas não da forma como se pensa.

Quando estes alimentos de ‘calorias negativas’ substituem os alimentos densos e de alto teor calórico, Willis aponta, a sua ingestão total de energia afunda-se. "Esta mudança nos padrões alimentares é o que leva a alterações de peso, e não a digestão individual de cada alimento por si só", destacou a especialista.

"Preocupar-se sobre se o seu aipo queima cinco calorias a mais não importa se o vai comer com manteiga de amendoim, que é mais densa em energia."

Willis destaca que em vez de procurar as ‘calorias negativas’ deve gravar e pôr em prática os seguintes conselhos: “Comer mais vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas magras, cozinhar mais em casa, mexer-se mais e beber mais água."

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório