Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Chás detox. O que são, o que fazem e os cuidados necessários

São chás como tantos outros mas com uma capacidade de desintoxicar o corpo ainda mais eficaz.

Chás detox. O que são, o que fazem e os cuidados necessários
Notícias ao Minuto

13:30 - 17/08/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Bebidas

Que o chá é um dos principais aliados da saúde e das dietas anti-peso, ninguém tem dúvidas nem mesmo a ciência. Mas existem chás que podem ser ainda mais eficazes na perda de peso. Falamos dos chás detox.

Segundo o médico Manuel Villacorta, os chás detox são bons aliados da saúde e do emagrecimento por combinarem mais do que um ingrediente e por estimularem a capacidade natural do organismo se limpar internamente. E isto porque “não há um alimento, uma erva ou um remédio com a capacidade de curar problemas ou doenças, nem com a capacidade de desintoxicar o corpo” por si só, diz Villacorta depois de contactado pela revista Shape.

Os antioxidantes presentes no chá verde e no chá preto são um dos elementos capazes de reforçar o funcionamento do organismo e expulsar mais eficazmente os radicais livres e reduzir o stress oxidativo. Mas é preciso mais.

O que são, afinal, os chás detox?

Quando o objetivo é ‘limpar’, dar energia e ainda perder peso, é preciso adicionar alguns ingredientes aos chás tradicionais. Segundo Manuel Villacorta, “os chás detox específicos” oferecem uma ajuda extra por possuírem outros “componentes adicionados”.

Erva-trigo, gengibre, curcuma, canela e dente-de-leão são exemplos de ingredientes que fazem dos chás detox altamente poderosos, uma vez que contêm propriedades que melhoram a saúde do fígado, o órgão que tem a função de limpar o organismo e de manter o sistema imunitário intacto, lê-se no site da Shape.

Estes chás podem ainda conter ingredientes com efeito laxante e/ou estimulante.

Os cuidados necessários antes de aderir à moda

Embora estes chás detox possam ser feitos em casa (através da combinação de ingredientes), existem cada vez mais marcas que garantem ter os chás mais eficazes de todos.

Algumas marcas focam-se em ingredientes orgânicos e biológicos e colocam os seus chás à venda em lojas especializadas e destinadas ao estilo de vida saudável. Outras marcas optam por captar a atenção dos clientes através de celebridades, como aconteceu com Kendall Jenner, que revelou que o segredo da sua boa forma dependia de um determinado chá.

Contudo, antes de comprar ou experimentar fazer em casa, é preciso ter noção que nenhum chá atua sozinho e que “é recomendado beber [os chás detox] em conjunto com uma dieta saudável e energicamente controlada e com a prática de exercício físico”, como disse à revista Health a nutricionista Cynthia Sass.

Além disso, cada pessoa tem um organismo muito próprio e o efeito prometido destes chás pode ficar aquém do esperado.

Diz Sass que, em alguns casos, o efeito laxante pode ser a ajuda que faltava para perder o inchaço abdominal, contudo estes chás podem fazer com que algumas pessoas percam “água corporal e não gordura”, acabando por se sentirem enganadas e frustradas.

Por possuírem cafeína e outros ingredientes estimulantes, os chás detox podem ainda interferir com o sono e, consequentemente, com a qualidade de vida das pessoas, que acabam por dormir mal, sentir mais cansaço e maiores níveis de irritação. Estes ingredientes podem ser desaconselhados a pessoas com problemas de coração ou ansiedade, enquanto o efeito laxante pode ser penoso para quem tem sensibilidade intestinal.

Olhar com atenção para a lista de ingredientes e consultar um nutricionista ou médico é essencial antes de aderir a esta moda.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório