Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sete dicas simples para reduzir o consumo de sódio

Diminuir o consumo de sal contribui para a saúde e ainda ajuda a emagrecer.

Sete dicas simples para reduzir o consumo de sódio
Notícias ao Minuto

14:02 - 04/08/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Culinária

Se é daquelas pessoas que tem ‘mão pesada’ para o tempero – especificamente do sal – é altura de repensar os seus hábitos. Pois, como já lhe fizemos saber, o sal é o grande inimigo da saúde cardiovascular.

Aliás, a quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 5 gramas diários para um adulto (o correspondente a uma colher de chá). Mas, atualmente, o consumo diário dos portugueses situa-se praticamente no dobro do recomendado: cerca de 10,7 gramas. Mas a Márcia Gowdak, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão, partilhou na revisa Boa Forma, algumas dicas simples que pode seguir para reduzir o consumo de sódio:

1. Retire o saleiro da mesa. O simples ato de manter o saleiro longe da vista e do alcance ajuda a reduzir a vontade de acrescentar mais sódio à comida.

2. Prove antes de acrescentar mais sal durante a confeção. Geralmente é um hábito, mas deve sempre provar antes de acrescentar mais tempero.

3. Peça comida com menos sal (ou meio sal). Quando for comer em restaurantes, peça para que o seu prato seja feito com menos sal.

4. Cuidado com os alimentos com alto teor de sódio. Bacon, queijos, azeitonas e salame, por exemplo, são alimentos ricos em sal. Opte por opções mais saudáveis como cereais, ovos, frutas, ricota, iogurte e vegetais.

5. Deixe o seu paladar apreciar a comida. Provavelmente está tão habituado a pratos com muito sal que ao o reduzir vai sentir logo a diferença, mas dê tempo ao seu paladar para se habituar a apreciar o verdadeiro paladar da comida.

6. Leia os rótulos das embalagens. Só assim conseguirá pôr no carrinho de compras os alimentos com menor teor de sódio.

7. Quando usar temperos em pó ou caldo, não adicione mais sal. Estes produtos já têm quantidade suficiente de sal para deixar a comida saborosa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório