Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O que muda quando se fica em forma?

As mudanças são visíveis externamente mas também ocorrem internamente. Saiba o que muda.

O que muda quando se fica em forma?
Notícias ao Minuto

11:13 - 21/07/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Exercício

Praticar exercício físico regularmente traz mudanças fisiológicas muito além das que são visíveis externamente.

O seu corpo adapta-se às exigências cada vez maiores através de uma série de mudanças biológicas que dependem de cada exigência. O site Medical Daily revela o que muda quando fica em boa forma física.

Quando treina, o seu organismo queima gordura porque usa e realoja a energia armazenada nas células adiposas. O seu corpo regula cuidadosamente os níveis de açúcar no sangue, para que seja solicitada a libertação de mais gordura se estes níveis baixarem. Também tem reservas de glicogénio, glicose armazenada, no seu fígado e músculos. Se estes começarem a diminuir o corpo solicita que a gordura seja transformada em glicose.

Ao praticar exercício físico o seu corpo irá depender das reservas de glicogénio para ‘alimentar’ os músculos. Mas depois de esgotar essas reservas (não totalmente, porque o corpo guarda sempre algumas para o fígado e os músculos), começa a eliminar as reservas de gordura até que já queima a gordura diretamente antes de esta ser armazenada.

As principais adaptações do corpo ao treino aeróbico são: o coração fica mais forte e mais eficiente; os pulmões desenvolvem mais alvéolos; fica com menos muco nos pulmões; os vasos sanguíneos ficam mais fortes; as células desenvolvem mais capilares para facilitar a oxigenação; o corpo produz mais glóbulos vermelhos para transportar mais oxigénio; o cérebro também fica com maior densidade de capilares e maior volume de sangue; o hipocampo aumenta de tamanho.

Já o treino de resistência feito com pesos faz com que fique mais forte e com mais massa muscular. Sendo que também contribui para a saúde e densidade óssea e para que o corpo queime mais gordura durante a fase de descanso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório