Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Rosa Estates: A herdade alentejana que vai querer conhecer

Piquenique ao ar livre, piscina, passeios a cavalo ou serões ao luar. Atividades não faltam neste turismo rural, mas inigualável é a experiência gastronómica proporcionada pelo Chef João Velez.

Notícias ao Minuto

09:53 - 24/05/22 por Beatriz Maio

Lifestyle hotéis

Parece o cenário de um filme, mas a verdade é que o Rosa Estates The Farmhouse & Stables, em Monforte, pode ser o próximo local onde passa as suas férias ou um fim de semana para descontrair. O que poderia ser melhor do que um passeio a cavalo, uma noite a ver as estrelas ou uma experiência gastronómica de Chef?

Neste espaço com piscina exterior, os hóspedes têm à sua disposição um leque de atividades que prometem agradar a toda a família. Desde yoga a um espaço zen, animação musical, aulas de culinária, e, como não poderia faltar, uma degustação de vinhos alentejanos. 

Produtos típicos da região também não faltam nesta herdade situada numa vila portuguesa no distrito de Portalegre. Mas o que realmente nos marca é a simpatia de quem nos recebe e o ambiente familiar, onde tudo se assemelha ao conforto de casa. 

Animais são bem-vindos, cães ou cavalos podem fazer parte das férias dos donos e desfrutar também da herdade. A Joaninha, o Finally e o Samba são os três cavalos da herdade que andam à solta e não podiam ser mais amigáveis!

Os detalhes de uma propriedade única 

O difícil será não criar laços ou sair sem data de regresso prevista. Não só os 87 hectares de natureza nos conquistam, como o interior da propriedade. A incrível decoração faz-nos sentir parte da realeza, numa atmosfera onde esquecemos tudo e desconectamos da nossa realidade. 

Uma sala de estar que não podia ser mais convidativa ao convívio ou ao descanso, com lareira e jogos de tabuleiro para todos. Uma sala de jantar que nos faz sentir no tempo dos reis e recorda o local onde estamos, mais típica não podia ser! Desde os móveis, ao serviço de mesa, também nesta divisão a lareira não podia faltar. 

Notícias ao Minuto© DR

A singularidade de cada canto transporta-nos para este meio rural de onde o difícil é sair. Cada quarto é único e distinto, é possível escolher entre as quatro habitações para duas pessoas, situadas no rés do chão, a casa de campo, onde não podia falar o beliche que as crianças tanto gostam, um quarto na parte exterior ou ainda a suíte indescritível do primeiro andar, que não poderia ser mais de sonho - com closet, jacuzzi e lareira.

Não pode perder o memorável pôr do sol que se vê desde o Lemon Terrace ou a oportunidade de fazer um piquenique típico alentejano onde se sente num cenário que não poderia ser melhor pensado - as cestas artesanais de vime em cima dos panos brancos e vermelhos aos quadrados poderiam ser o foco desta refeição, mas são as opções gastronómicas que nos fazem delirar. Calma, paz, serenidade e tranquilidade não estão no menu, mas também fazem parte da experiência. 

Notícias ao Minuto © DR

Uma saborosa experiência gastronómica 

Natural de Monforte, João Velez, de 45 anos, é quem trabalha os sabores da região. Está sempre disposto a explicar como confeciona as refeições e dar a conhecer os seus truques, contudo sabemos que replicar será (muito provavelmente) impossível.

Foi quem escolheu os variadíssimos pratos disponíveis numa experiência que, garantidamente, não poderá ter em mais local nenhum do mundo. Aprendeu a cozinhar com a família, não só teve a mãe e a avó como professoras, como são também quem o inspira atualmente.

"Baseio-me muito na comida tradicional da região. Tento comprar sempre produtos locais, de qualidade e aproveitar tudo o que temos", revelou o Chef, explicando que privilegia não só os enchidos de Monforte, vindos de uma fábrica local, como os produtos mediterrâneos. Azeite, ervas aromáticas, queijo e vinho não podem faltar à mesa. Notícias ao Minuto © D.R.

Com o seu trabalho e dedicação pretende “dar a conhecer a cultura da região às pessoas de fora” e a verdade, é que não desilude. Trabalhar numa herdade representa alguns desafios, mas nada que João não supere. “Acho que o mais importante é ser genuíno”, diz-nos com a maior das calmas e um sorriso no rosto. Enquanto cozinha nota-se a felicidade nos seus olhos e o gosto pelo que faz nas suas mãos, enquanto elabora vários pratos em simultâneo. 

Na herdade, conta, "cozinho muitas vezes só para duas pessoas. Ficamos a conversar e acabo por ensinar-lhes as receitas. As próprias pessoas têm curiosidade em saber os ingredientes utilizados e como se confeciona a refeição". A diferença entre cozinhar num ambiente campestre ou num restaurante citadino é, segundo o Chef, a possibilidade de ser o próprio cozinheiro a procurar, escolher e comprar os produtos diretamente ao produtor.

Notícias ao Minuto João Velez© D.R.

No meio de tantas saborosas opções, se tivesse de escolher um prato de eleição "seria porco preto com certeza", bochechas ou lombinho com cebola caramelizada e vinho tinto, em massa folhada. "É muito bom!", confessou.

De sabores que nos fazem chorar por mais ao encanto de acordar com o som dos pássaros ou a beleza da paisagem alentejana. Razões não faltam para passar uns dias nesta herdade no Alentejo. Embora possa utilizar o tempo para desconectar e experienciar diversas atividades, há quem opte por visitar o mercado de rua de Estremoz ou ficar a conhecer as acolhedoras aldeias ao redor. Uma energia única, uma experiência sem igual, afinal são locais como este que nos (re)lembram o quão bonito é viver e apreciar a natureza.

Leia Também: Comece o dia com uns deliciosos muffins de banana e aveia com chocolate

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório