Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

SPC e e AstraZeneca desenvolvem estudo sobre insuficiência cardíaca

Os dados sobre a incidência da patologia em Portugal não são atualizados há mais de duas décadas.

SPC e e AstraZeneca desenvolvem estudo sobre insuficiência cardíaca
Notícias ao Minuto

13:17 - 03/07/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Para Victor Gil, Presidente da SPC, "mais de vinte anos depois, com diferente enquadramento demográfico, com alterações profundas no tecido social e económico e até diferentes definições da insuficiência cardíaca, torna-se imperativo  efetuar um novo estudo, de forma a melhor compreender a epidemiologia e com isto projetar melhores decisões clínicas, de organização de cuidados e políticas de saúde". 

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a AstraZeneca assinaram ontem, dia 2 de julho, um memorando que estabelece as diretrizes de colaboração para a realização do estudo PORTHOS (PORTuguese Heart failure Observational Study), que permitirá saber a incidência atual da insuficiência cardíaca em Portugal, sendo que o último levantamento foi feito em 1998 e os dados apurados publicados em 2002, no estudo EPICA.

O início do estudo deverá começar em outubro. Para a sua realização uma carrinha irá percorrer o país, realizando o levantamento de dados através de um conjunto de rastreios a mais de seis mil pessoas.

De acordo com projeções relativas à pesquisa da EPICA, estima-se que no nosso país possam existir 400 mil adultos que sofrem de insuficiência cardíaca, e que até 2034 esse número possa subir até 30%. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório