Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Quatro alimentos que vão melhorar a saúde do seu fígado

O fígado é um dos órgãos que mais desempenha funções no corpo humano e como tal um dos mais importantes.

Quatro alimentos que vão melhorar a saúde do seu fígado
Notícias ao Minuto

13:17 - 28/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Saúde do fígado

Trata-se do órgão responsável por filtrar o sangue de substâncias nocivas, como álcool e drogas, usa o açúcar como fonte de energia quando os seus níveis estão baixos e é uma fonte de suprimento de ferro para o corpo, conforme avança uma reportagem realizada pela BBC.

Se por um lado, o consumo excessivo de certos alimentos pode provocar danos sérios danos ao fígado – tais como cirrose ou insuficiência hepática devido ao consumo excessivo de álcool, que em última instância podem levar à morte – , outros alimentos que podem ajudar a mantê-lo mais saudável e operacional.

"Recomendo que evite alimentos hepatotóxicos, como gorduras saturadas, fritos e álcool", afirma a nutricionista argentina Magdalena Boccardo à BBC News Mundo.

Eis quatro alimentos que contribuem para a ótima saúde do fígado:

1. Alho

O alho tem propriedades que ajudam a regular e melhorar a função hepática, revela a BBC.

"O alho possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a regular o trabalho do fígado", diz a nutricionista Grace Fjeldberg no site da Clínica Mayo.

"É aconselhável esmagá-lo e consumi-lo para tirar proveito de suas propriedades".

O alho, de acordo com especialistas, também é recomendado por seu alto teor de alicina, substância que promove a limpeza do fígado.

2. Maçã

Fruta abundante em fibras, a maçã é amiga do fígado.

"É importante cuidar desse aspeto, porque, entre outras coisas, as proteínas formadas no fígado transportam ferro, vitamina A e cobre para o resto do corpo, no qual nutrientes são necessários", diz à BBC News Mundo a nutricionista colombiana Sandra Milena Cardona.

A maçã contém ainda uma vasta quantidade de vitamina C, que age como antioxidante e protege as células contra danos externos.

3. Limão

O limão é outra fruta repleta de vitamina C, imensamente saudável para o fígado.

"O sumo do limão contém uma grande quantidade de vitamina C concentrada. Um pequeno limão contém um terço da quantidade diária recomendada dessa vitamina", diz Jill Corleone, nutricionista da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A profissional refere um estudo publicado pela US National Health Library que apurou que o sumo da fruto está repleto de "antioxidantes que reduzem a inflamação, eliminam os radicais livres e melhoram a capacidade do organismo de processar a glicose".

"Existem vários estudos que o confirmam: o limão contém vitamina C, flavonóides, carotenóides e outros compostos bioativos que combatem os danos oxidativos e protegem o fígado", conclui Corleone.

4. Brócolos

O vegetal ajuda a neutralizar os elementos nocivos que podem afetar negativamente o funcionamento do fígado.

"O brócolos é importante porque ajuda a reduzir a síntese de colesterol", afirma Cardona.

Outros especialistas salientam ainda que se trata de uma fonte rica de vitamina A, que por sua vez inibe e contraria o envelhecimento das células.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório