Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Gatos também são destros ou canhotos. E o seu, a que grupo pertence?

Um novo estudo defende que dependendo do género do felino e da atividade que está a executar, este animal tende a usar mais uma pata ou outra.

Gatos também são destros ou canhotos. E o seu, a que grupo pertence?
Notícias ao Minuto

13:00 - 07/01/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Curiosidades sobre os gatos

Não são só os seres humanos, os gatos também usam mais os membros esquerdos ou direitos.

De acordo com um estudo realizado por investigadores da Queen’s University Belfast, no Reino Unido, e divulgado pela revista Galileu, as gatas preferem usar a pata direita para mexer em comida ou dar um passo, enquanto os gatos optam mais pela pata esquerda.

Deborah Wells, psicóloga e especialista em comportamento animal “as descobertas apontam fortemente para diferenças subjacentes na estrutura neural de machos e fêmeas”.

Porém, se por um lado 90% dos seres humanos tendem a ser destros, os gatos não apresentam uma preferência específica. O lado que usam depende fortemente da atividade que estão a realizar.

Os investigadores observaram os felinos nas suas casas a executar atividades rotineiras, e notaram que cerca de 73% revelou ter preferência por algum dos lados para alcançar a comida, 70% para descer as escadas e 66% para entrar na caixa de areia.

Curiosamente a pesquisa também apurou que os gatos canhotos mostram reações mais intensas ao medo e explosões mais agressivas do que os destros. Todavia, os cientistas ainda não entendem por que tal ocorre.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório