Meteorologia

  • 10 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 15º

Edição

Como limpar corretamente o micro-ondas de acordo com os especialistas

A saber: tem de limpá-lo cada vez que o utiliza. Se não, tudo o que está lá dentro continuará a 'cozinhar' sempre que utilizar o aparelho, dificultando ainda mais a remoção da sujidade.

Como limpar corretamente o micro-ondas de acordo com os especialistas
Notícias ao Minuto

09:18 - 15/11/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Sabe limpar o micro-ondas?

"Adicionalmente, os germes adoram lugares quentes e húmidos. Portanto, se deixar o micro-ondas fechado com humidade e comida, estará a criar um terreno fértil para a proliferação de bactérias", explica Leslie Reichert,  especialista em limpeza ecológica/verde e autora do livro 'The Joy of Green Cleaning'. 

Desta forma, as probabilidades do seu plano original de reaquecer as sobras para o jantar ficar arruinado são bastantes elevadas. Mas não tem de ser assim, salienta Reichert – basta saber como higienizar adequadamente o seu micro-ondas.

Eis tudo o que necessita saber sobre como limpar o micro-ondas e quando fazê-lo:

Como limpar o micro-ondas: parte interior

Toda a sujidade acumulada pode ser suficiente para que deseje deitar o eletrodoméstico fora em vez de deitar as mãos à obra. Ao invés, é melhor pegar uma esponja velha (e limpa!).

Para uma limpeza profunda, coloque na esponja uma mistura de água e sabão (1/2 colher de chá de detergente para duas chávenas de água). Limpe todo o interior do micro-ondas, certificando-se de que todas as áreas estão ensopadas e com sabão, diz Melissa Maker, especialista em limpeza do 'Clean My Space', serviço de limpeza do Canadá. “Deixe descansar por cinco minutos e polvilhe com uma pitada de bicarbonato de sódio como uma abrasão adicional sobre todas as áreas em que notar manchas mais difíceis”, aconselha ela.

Enquanto o micro-ondas está encharcado, Maker recomenda usar esse momento de pausa para lidar com o prato sujo (aquele prato giratório onde coloca a comida) do micro-ondas. Basta utilizar os mesmos materiais e métodos aos quais recorreu limpar o resto do aparelho.

Com uma esponja molhada com a mistura anterior e posicionada com o lado áspero (o lado verde) para baixo, use um 'padrão S' para limpar de cima para baixo, da esquerda para a direita cada lado do microondas, incluindo a parte superior e a base. De seguida, faça uma limpeza final com um pano de microfibra, que capta sujidade, detritos e humidade melhor do que outros tipos de pano, de acordo com Maker.

Como limpar o micro-ondas usando ingredientes naturais

Coloque uma mistura de uma chávena de vinagre branco destilado ou uma xícara de água quente com duas colheres de sopa de sumo de limão no micro-ondas e aqueça até que comece a ferver, diz Reichert.

Após um minuto, pressione 'Parar', mas não abra as portas. Em vez disso, deixe a solução repousar entre três a cinco minutos, para que o vapor e o líquido possam ajudar a soltar até o mais duro dos resíduos. “É essencialmente dar ao seu micro-ondas um tratamento facial”, brinca Maker.

Remova cuidadosamente o copo e limpe o interior com um pano ou esponja húmida de microfibra.

Como limpar o micro-ondas: Portas e a parte exterior

Limpe a parte externa com um pano de microfibra humidificado com qualquer tipo de limpador, pode até ser com a mistura que citamos anteriormente.

Deixe descansar por alguns minutos para realmente limpar toda os detritos antes de secar. Esfregue com a parte 'carnuda' de um limão. Graças à sua acidez intensa, o limão pode quebrar a gordura e, como bónus adicional, neutralizar odores intensos e desagradáveis, Maker explica.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório