Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2019
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Edição

'Em casa onde não há pão'... O principal motivo porque casais discutem

Incompatibilidades e problemas financeiros estão entre as principais causas de divórcio.

'Em casa onde não há pão'... O principal motivo porque casais discutem

Incompatibilidades e problemas financeiros estão entre as principais causas de divórcio.

Sendo que dinheiro é o maior motivador de separações: um estudo realizado pela Universidade do Kansas, nos EUA, e divulgado pelo jornal britânico Daily Mail, revelou que casais que discutem por causa de dinheiro têm uma maior probabilidade para pedirem o divórcio. Entre os 4.500 casais acompanhados durante anos, o principal motivo de divórcio foram, segundo os voluntários, os conflitos por causa de dinheiro.

Segundo a revista Exame e de acordo com especialistas, o stress que se gere envolve sobretudo mentiras sobre dinheiro, as chamadas ‘traições financeiras’ - que são para muitos indivíduos mais graves inclusive do que o adultério.

Para Roberta Omeltech, consultora financeira especializada em relacionamentos, em declarações para a mesma publicação, a mentira não deve ter lugar nas relações amorosas, embora seja largamente praticada. “O que eu percebo é que há muita falta comunicação entre os casais. As pessoas não conversam. Muitas vezes as relações, na verdade, são de fachada. O casal publica maravilhas nas redes sociais, mas não passa tudo de aparência”, diz.

A especialista refere ainda aquelas que são as oito principais ‘traições financeiras’:

1. Mentir sobre o quanto ganha

Segundo Roberta, a traição financeira mais comum entre casais é um esconder do outro o quanto ganha de fato. Há quem tenha uma conta conjunta e só direcione para aí uma parte do salário e ‘escondendo’ o dinheiro restante numa outra conta.

2. Ter investimentos escondidos

Em geral, a mentira sobre o salário vem acompanhada de outra: a poupança secreta.

3. Mentir para não gastar dinheiro

A consultora conta que muitas vezes um dos cônjuges ou namorados quer poupar por algum motivo e, em vez de dizer isso ao outro, mente para economizar. “Há casos em que um quer viajar e o outro inventa que está doente, que precisa de fazer horas extra ou qualquer outra mentira para não gastar dinheiro com a viagem. Mas na verdade, essa pessoa quer é guardar o seu dinheiro”, conta.

4. Inventar desculpas para responsabilizar o outro

A consultora revela que quando o namoro evolui para uma união de facto ou casamento é comum que comecem os conflitos sobre quem paga o quê. Para não abrir a carteira, muitos inventam desculpas como “a sua família come mais, então tens que pagar um percentual maior no bufet do casamento” ou ainda “minha família faz questão que eu case na Igreja, então os meus pais pagam a festa e os teus a casa”.

5. Mentir para usar o cartão de crédito do outro e depois não pagar

Outra coisa que pode tirar as pessoas do sério é aquele cônjuge ou namorado que mente para usar o cartão de crédito do outro e depois inventa desculpas para não pagar.

6. Esconder dívidas

O endividamento é algo que pode acabar com um relacionamento. Um dívida escondida, então, pode ser ainda mais devastadora.

7. Mentir para os filhos sobre a real situação financeira da família

Roberta Omeltech lembra que muitos pais não conseguem dizer ‘não’ aos filhos. Assim, além de deixá-los mimados e inaptos para lidar com dinheiro no futuro, podem acabar por afundar a família em dívidas quando o momento financeiro é delicado.

8. Esconder o próprio consumismo

Segundo Roberta, pessoas mais consumistas muitas vezes escondem isso do parceiro. De acordo com a consultora, comprar demais e esconder as compras do outro é relativamente comum, e ocorre tanto com mulheres quanto com homens.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório