Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Alerta amantes de petiscos: Vem aí a 40ª edição da Feira do Queijo

O Município de Celorico da Beira vai levar a efeito, de 22 a 24 de fevereiro de 2019, a 40ª edição da Feira Queijo Serra da Estrela.

Alerta amantes de petiscos: Vem aí a 40ª edição da Feira do Queijo
Notícias ao Minuto

17:20 - 04/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Está convidado

Durante três dias, o queijo Serra da Estrela será a atração principal da festa. O queijo é apenas o mote para visitar Celorico da Beira porque a festa promete: muita animação de rua, música diversa (popular, folclore, de baile, acordeão, concertinas, Dj) revista à portuguesa, artesanato, gastronomia, teatro em movimento, caminhada, entre outras atividades.

Como vem sendo habitual, na sexta-feira os visitantes e os celoricenses podem contar com o almoço convívio e a degustação de queijo, para além de muita música, animação de rua e, à noite, no Centro Cultural, com o espetáculo de Revista à Portuguesa 'VOLT’A PORTUGAL EM REVISTA'.

No sábado à noite, os fãs do cantor Toy, cabeça de cartaz deste ano, serão presenteados com um espetáculo, onde não faltarão os seus maiores sucessos.

No domingo de manhã terá lugar a caminhada 'Rota do Pastor' e muita animação infantil e musical. O certame encerrará com o programa 'Somos Portugal' da TVI, que será emitido em direto da Capital do Queijo Serra da Estrela. 

Ao longo destas quatro décadas, o evento teve denominações diferentes (concurso, feira, festa homenagem), sempre com o objetivo de promover o produto rei - o queijo Serra da Estrela - uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, verdadeiro cartão-de-visita do concelho e embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo.

O '1º Concurso – feira do queijo Serra da Estrela de Celorico da Beira' ocorreu em 1979, no âmbito da ação de promoção deste produto nobre da pastorícia, encetada pelo Parque Natural Serra da Estrela em colaboração com as autarquias, por alturas do carnaval, com o intuito de dinamizar o setor, dignificar as profissões de pastor e de queijeira e, simultaneamente, de atrair jovens para esta área de atividade. De acordo com o livro 'O Queijo Serra da Estrela e a Transumância' de Alberto Trindade Martins, participaram neste certame 322 concorrentes, um número superior à totalidade dos participantes dos outros concelhos onde se realizaram concursos neste ano, a saber: Seia, Gouveia, Manteigas e Guarda.

Não perca a oportunidade de visitar Celorico da Beira e a sua tradicional Feira do Queijo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório