Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Este mal bizarro faz com que doentes pensem que familiares são impostores

A síndrome de Capgras ou de 'ilusão dos sósias' é um transtorno raro que faz com que um paciente se convença de que amigos e parentes próximos – geralmente pais, cônjuges, irmãos ou filhos – são impostores.

Este mal bizarro faz com que doentes pensem que familiares são impostores
Notícias ao Minuto

07:00 - 03/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Síndrome

De acordo com um artigo de investigação da BBC News, ainda não há um consenso sobre a origem do distúrbio. No entanto pensa-se que poderá ser provocado por danos nas conexões entre as áreas do cérebro responsáveis pelo reconhecimento facial e sua resposta emocional.

Quem apresenta a condição é capaz de reconhecer o rosto dos entes queridos, mas não sente a reação emocional que normalmente estaria associada à experiência de estar perto deles.

É um distúrbio difícil de diagnosticar e que pode ser desencadeado por um traumatismo cerebral ou cranioencefálico, doenças psiquiátricas ou abuso de drogas.

Há pacientes que reconhecem o membro da família ao conversar pelo telefone, mas quando estão frente a frente, acham que se trata de um impostor.

Há ainda quem chegue a acreditar que os seus animais de estimação foram trocados por sósias.

Ambivalência

"Desde 1923, quando a síndrome de Capgras foi descrita, um estudo fenomenológico identificou pelo menos oito variantes dessa identificação equivocada", diz o artigo Capgras Syndrome and Dangerousness (‘Síndrome de Capgras e sua Periculosidade’), publicado no Boletim da Academia Norte-Americana de Direito e Psiquiatria, em 1989.

"Do ponto de vista psicodinâmico, a síndrome comummente carateriza-se por sentimentos marcantes de ambivalência com uma falsa identificação delirante em relação a uma ou mais pessoas importantes para o indivíduo", acrescenta o texto.

Os investigadores Arturo Silva, Gregory Leong, Robert Weinstock e Catherine Boyer, autores do artigo, explicam que o delírio é apenas um dos componentes de um quadro clínico muito mais amplo e complexo.

Eles afirmam que a síndrome e suas variantes estão frequentemente associadas à esquizofrenia paranóica, transtorno bipolar e esquizoafetivo.

Reações violentas

É possível que o paciente tenha atitudes violentas em relação ao ‘impostor’.

Portanto, qualquer comportamento agressivo e hostil deve constituir um alerta para familiares e médicos.

Os pacientes diagnosticados são normalmente hospitalizados e recebem tratamento médico psiquiátrico, envolvendo ainda a administração de antipsicóticos e acompanhamento psicológico intensivo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório