Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Trabalhadores da Bimbo em protesto pedem melhores condições e demissão

Os trabalhadores da Bakery Donuts Portugal, do grupo Bimbo, continuam hoje a semana de protesto para reivindicar melhores condições de trabalho, aumentos salariais e a demissão da administração.

Trabalhadores da Bimbo em protesto pedem melhores condições e demissão
Notícias ao Minuto

16:55 - 24/04/18 por Lusa

Economia Administração

Os trabalhadores concentram-se junto à empresa, em Mem Martins, Sintra, antes e depois dos turnos e o SINTAB -- Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal, espera que cerca de 50 trabalhadores se juntem a todos os momentos do protesto.

"É uma ação que se realiza durante todos os dias entre 23 e 27 de abril [segunda-feira e sexta-feira] e que culmina no dia 01 de maio, com uma manifestação dos trabalhadores da Bimbo Portugal, de Mem Martins, na manifestação do 1.º de Maio", disse à agência Lusa, Rui Matias, do SINTAB.

Segundo o sindicalista, os trabalhadores "pretendem que o seu salário seja aumentado imediatamente e não de uma forma discriminatória", acrescentando que a subida proposta pela empresa "não é condizente com o trabalho que fizeram durante todo o ano de 2017".

No segundo dia de protesto, Rui Matias faz um balanço positivo: "Está a correr muito bem. Os trabalhadores não estão a despender nada dos seus horários, mas estão aqui antes de entrarem no turno e depois, quando saem", apontou, acrescentando que os trabalhadores "estão muito motivados".

Sobre as condições de trabalho, está marcado um plenário para o dia 26 de abril, que contará com a presença do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

No plenário, os trabalhadores vão avançar com um abaixo-assinado no qual será exigida a demissão imediata da administração da Bakery Donuts Portugal, "por comportamentos que os trabalhadores consideram incomportáveis", como "ameaças e comportamentos discriminatórios".

O abaixo-assinado será enviado à Bimbo Ibéria.

"Os representantes desta empresa em Portugal não representam os valores que consideramos fundamentais para a Bimbo International", afirmou o sindicalista.

Esta é mais uma ação de protesto dos trabalhadores da Bakery Donuts Portugal, que estão em greve ao trabalho nos feriados há quatro anos.

"Estes trabalhadores não trabalham um feriado há quatro anos porque a empresa quis deixar de pagar aquilo que vem no contrato coletivo de trabalho e quis aplicar o Código de Trabalho no pagamento de feriados", concluiu Rui Matias, que garantiu que nenhum trabalhador irá trabalhar nos dias 25 de Abril e 01 de maio.

Questionada pela agência Lusa sobre o protesto e sobre as reivindicações dos trabalhadores, a Bimbo afirmou respeitar o direito à greve e disse esperar encontrar uma solução entre as partes.

"A Bimbo respeita o direito à greve. A empresa está a seguir com todas as medidas previstas para estas situações e espera contar com os representantes dos colaboradores para encontrar, em conjunto, a melhor solução para todos", lê-se na resposta enviada pela empresa.

"A empresa caracteriza-se por conseguir alcançar acordos com todos os interlocutores sociais", acrescentou a empresa do setor da alimentação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório