Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Há margem para melhorar exportações e investimento português na Sérvia

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera que "há margem" para melhorar as exportações e o investimento de Portugal na Sérvia, sobretudo nos setores das obras públicas e construção, energia e ambiente e na engenharia.

Há margem para melhorar exportações e investimento português na Sérvia
Notícias ao Minuto

15:02 - 20/04/18 por Lusa

Economia Augusto Santos Silva

"As nossas exportações para a Sérvia subiram 60% nos últimos cinco anos. Temos quase 200 empresas portuguesas a investir e a trabalhar, hoje em dia, na Sérvia. Mas há espaço para melhorar estes números", disse o chefe da diplomacia portuguesa numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo sérvio, hoje em Lisboa.

Augusto Santos Silva e Ivica Dacic estiveram reunidos hoje de manhã no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, que também acolheu um almoço com empresários e investidores portugueses na Sérvia.

"Por isso é que é tão importante este almoço de trabalho a seguir. Teremos empresários de três setores-chave: obras públicas e construção; Energia e Ambiente; e Engenharia", especificou Santos Silva ao ser questionado pelos jornalistas.

No topo da agenda bilateral, disse Santos Silva, estão outros temas além do económico.

"No plano político e de segurança temos como tema principal a estabilização dos Balcãs", disse o ministro português, para quem "os dois países têm um interesse chave no desenvolvimento e segurança dos países balcânicos".

"Portugal participou - por mais de uma década e meia e integrado na estrutura da NATO - na missão de manutenção de paz no Kosovo. E estamos muito interessados na estabilização de toda essa região, que é chave para a segurança de toda a Europa", salientou.

O ministro sérvio, Ivica Dacic, por seu lado, disse que Portugal "entende os problemas pelos quais a região está a passar e está numa posição de ajudar".

"Portugal é um dos países que apoia o alargamento da UE e é um dos países que tem uma atitude muito amigável para com a Sérvia e para com as nossas aspirações europeias", disse o MNE sérvio.

Em concreto, sublinhou, Portugal pode ajudar Belgrado "com a experiência e o grau de especialização que reuniu durante o seu próprio processo de adesão à UE".

Ivica Dacic considerou necessário "encontrar uma solução duradoura para o problema do Kosovo", uma vez que, ao fazê-lo, as partes estariam "a eliminar os obstáculos no caminho da Sérvia rumo à UE".

Santos Silva, por seu lado, reafirmou que "Portugal apoia a integração da Sérvia na União Europeia".

"Ficaríamos muito felizes se conseguíssemos aprovar uma estratégia global europeia para os Balcãs, por isso 2025 é o nosso horizonte para o fim deste processo de adesão", sintetizou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório