Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Presidente executivo do Barclays multado mas pode continuar em funções

A Autoridade de Conduta Financeira britânica (FCA) e a Autoridade de Regulação Prudencial (PRA) multaram hoje o presidente executivo do banco britânico Barclays, Jes Staley, por falta de "diligência", mas afirmaram que tem "idoneidade" para continuar em funções.

Presidente executivo do Barclays multado mas pode continuar em funções
Notícias ao Minuto

14:02 - 20/04/18 por Lusa

Economia Jes Staley

Os dois organismos financeiros abriram uma investigação há um ano a Staley por ter tentado identificar um denunciador anónimo, que em 2016 fez chegar uma carta ao Conselho de Administração, na qual acusava um alto funcionário do banco de conduta inapropriada.

Na altura, Staley pediu para identificar o denunciante, algo que, segundo defendeu depois o banco, ignorava que era proibido pela legislação britânica.

O presidente executivo pediu desculpa na altura pelo seu "erro" e o Conselho de Administração repreendeu-o formalmente, ao mesmo tempo que lhe prometeu reduzir a remuneração numa quantidade "muito significativa".

Os reguladores do Reino Unido concluíram hoje a investigação em referência e cada um impôs uma multa não especificada a Staley por não ter atuado com "a devida habilidade, cuidado e diligência" numa nota de advertência confidencial, segundo publicou hoje o jornal britânico Financial Times (FT).

Assim, os reguladores consideram que a Staley não lhe falta a "idoneidade" e a "correção" para continuar em funções.

Por outro lado, o Barclays emitiu hoje um comunicado ao conhecer a decisão, no qual confirma que o banco "continua a ter a confiança unânime em Staley" e continua a recomendar a "sua eleição como presidente executivo" na assembleia-geral anual do Barclays que se realiza em 01 de maio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório