Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Atividade económica diminui e clima económico estabiliza

Já na zona euro, os dois indicadores aumentaram em fevereiro.

Atividade económica diminui e clima económico estabiliza
Notícias ao Minuto

11:02 - 19/03/18 por Notícias ao Minuto

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelou, esta segunda-feira, que o indicador de atividade económica, disponível até janeiro, diminuiu ligeiramente e o indicador de clima económico, disponível até fevereiro, estabilizou. 

"O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em janeiro, refletindo um contributo positivo menos expressivo de ambas as componentes, consumo corrente e consumo duradouro", refere o relatório do INE. 

De acordo com a agência de estatísticas, considerando a atividade económica na perspetiva da produção, "o índice de volume de negócios e o índice de produção da indústria desaceleraram em janeiro. Por sua vez, o índice de volume de negócios dos serviços e o índice de produção da construção e obras públicas aceleraram", acrescenta. 

Na zona euro, o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico aumentaram em fevereiro. "No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 1,5% e -6,6%, respetivamente, ao passo que o índice da taxa de câmbio efetiva do euro apresentou uma variação homóloga de 9,6% em fevereiro, prolongando a apreciação verificada desde maio de 2017", adianta o INE. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório