Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Balança comercial: Exportações e importações arrancaram o ano a subir

O aumento das exportações foi impulsionado, sobretudo, pela categoria "Material de transporte". O INE indica também que o défice da balança comercial de bens aumentou 245 milhões de euros face ao mesmo mês do ano anterior.

Balança comercial: Exportações e importações arrancaram o ano a subir
Notícias ao Minuto

11:23 - 12/03/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) anunciou esta segunda-feira que as as exportações e as importações de bens aceleraram em termos nominais no arranque do ano, em comparação com o mês anterior. Mais de metade (62%) do acréscimo nas exportações esteve associada ao “Material de transporte”.

De acordo com o relatório do INE, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de, respetivamente, +9,6% e +12,4%, acelerando ambas face ao mês anterior (0,0% e -0,5% em dezembro de 2017, pela mesma ordem).

A categoria “Material de transporte” impulsionou as exportações e teve também impacto significativo nas importações, explicando 24% do acréscimo face ao mês de janeiro de 2017.

No mesmo relatório, o INE avança também que o défice da balança comercial de bens foi de 1.249 milhões de euros em janeiro de 2018, o que representa uma subida de 245 milhões de euros face ao mesmo mês de 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório