Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 19º

Pré-sal superou 50% da produção de petróleo e gás do Brasil em dezembro

A produção de petróleo e gás natural na área do pré-sal do Brasil superou em mais da metade a exploração realizada no pós-sal em dezembro, anunciou hoje a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Pré-sal superou 50% da produção de petróleo e gás do Brasil em dezembro
Notícias ao Minuto

17:07 - 31/01/18 por Lusa

Economia ANP

São consideradas áreas de pré-sal os poços brasileiros que extraem petróleo e gás de áreas abaixo de uma camada de sal no subsolo marinho entre os Estados de Santa Catarina e Espírito Santo que foram anunciadas em 2006, todas as outras áreas onde o país explora petróleo são consideradas como pós-sal.

No mês passado, a produção de petróleo e gás natural nas águas profundas do pré-sal atingiu 1,685 milhão em barris de óleo equivalente, o que corresponde a 50,7% da produção, chegando a mais da metade da produção do país primeira vez.

No mesmo período, a produção total do Brasil foi de 3,325 milhões em barris de óleo equivalente por dia.

A ANP destacou que produção total de petróleo foi de 2,612 milhões de barris por dia (bpd), um aumento de 0,7%, em comparação ao mês anterior e uma redução de 4,3%, se comparada com dezembro de 2016.

Já a produção de gás natural totalizou 113 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de 0,03% em comparação ao mês anterior e aumento de 1,4%, se comparada com o mesmo mês de 2016.

No resultado consolidado do ano passado, a ANP informou que a produção de petróleo, tanto no pós-sal como no pré-sal, totalizou 967 milhões de barris, o que significa que houve um aumento de 4% na comparação com 2016.

Em 2017, a produção total de gás natural foi de 40 bilhões de metro cúbicos, com média diária de 110 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume representa um aumento de 6% relativamente a 2016.

Segundo um comunicado enviado pelo Governo brasileiro "esse resultado ocorre em um momento no qual o país começa a retomar a perfuração de novos poços no pré-sal diante da realização de novos leilões na área".

Em outubro do ano passado, o Brasil licitou oito blocos em águas profundas do pré-sal, atraindo o interesse de empresas internacionais do setor num leilão que resultou na arrecadação de 6,15 mil milhões de dólares (4,9 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório