Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo avança com plano nacional de redes cicláveis

O Governo vai avançar com um plano nacional de redes cicláveis, para promover a ligação entre cidades que já têm 'estradas' para bicicletas e locais nas proximidades que ainda não as têm, indicou hoje o ministro do Ambiente.

Governo avança com plano nacional de redes cicláveis
Notícias ao Minuto

21:23 - 22/09/17 por Lusa

Economia Matos Fernandes

O plano, em fase de anteprojeto, deverá estar delineado em março para começar a ser executado, adiantou João Matos Fernandes, em declarações aos jornalistas, em Lisboa, no final da conferência "Mobilidade sustentável: o que aí vem?", promovida pelo jornal Público.

Segundo o ministro, a ideia não é ter um plano do género do Plano Rodoviário Nacional, porque "não faz sentido haver uma ciclovia do extremo ao outro" do país, mas ter uma "rede de infraestruturas para bicicletas", ligando "muitos municípios que já têm a sua rede de ciclovias" a "sítios e vilas muitos próximos" que podem "crescer muito nas deslocações em bicicleta".

João Matos Fernandes deu as regiões do Algarve, do Oeste, do Vale do Ave e do Vale do Cávado como exemplos de zonas que podem beneficiar deste plano.

As novas ciclovias a construir obedecerão a um mesmo modelo de projeto.

No encerramento da conferência, o titular das pastas do ambiente e da mobilidade comparou as ciclovias atualmente existentes a "várias ilhas onde não é possível circular".

O ministro assumiu que cidades como Lisboa "não estão desenhadas para se andar de bicicleta", referindo que hoje, Dia Europeu sem Carros, optou por ir de bicicleta do Cais do Sodré até ao Ministério, na Rua do Século, e "não foi fácil".

Matos Fernandes disse que Portugal tem "um desafio" pela frente, o de contrariar as estatísticas que colocam o país "na cauda da Europa nas deslocações de bicicleta", e instou as empresas a fazerem "diferente e melhor", proporcionado aos funcionários que vão ou querem ir para o trabalho em 'duas rodas' locais onde possam mudar de roupa ou tomar um duche.

"O Ministério do Ambiente já tem onde tomar duche", assinalou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório