Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pavimento que aproveita energia de carros é vencedor do Big Smart Cities

A Pavnext conseguiu impressionar o júri e acabou por ultrapassar a concorrência graças a um conceito de estrada inovador.

Pavimento que aproveita energia de carros é vencedor do Big Smart Cities
Notícias ao Minuto

13:21 - 13/07/17 por Bruno Mourão

Economia Empresas

Na 5ªa edição do Big Smart Cities, a Pavnext foi a grande vencedora do concurso, recebendo um prémio de 10 mil euros, o direito a ser incubada no Vodafone Power Lab e uma viagem a Estocolmo para conhecer os polos de inovação da Ericsson. 

"A Pavnext está a desenvolver um equipamento para pisos rodoviários que aproveita a energia cinética dos veículos, reduzindo a sua velocidade. Além de promover a segurança rodoviária, a energia captada é convertida em energia elétrica ‘limpa’, que pode ser direcionada, por exemplo, para a iluminação pública. O sistema da Pavnext permite, ainda, gerar dados de tráfego e de velocidade, da energia gerada e consumida, possibilitando a criação de relatórios e a otimização de consumos energéticos em tempo real", explica a organização do Big Smart Cities em comunicado oficial enviado para a redação do Economia ao Minuto

Além da Pavnext, duas empresas receberam prémios de 2.500 euros: A Tram Grid teve direito ao prémio Vodafone por apresentar um "carregador rápido de veículos elétricos que se 'alimenta' das redes aéreas dos elétricos/comboios para gerar energia"; e a Smart Forest recebeu o prémio Ericsson pela sua "solução de rede integrada de sensores, cuja informação pode ser facilmente consultada e utilizada por exemplo para a mitigação do risco de incêndio". 

A Tibu (uma aplicação móvel que conecta viajantes independentes a pessoas locais com experiência) recebeu uma menção honrosa por votação do público.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório