"Este pacote de apoios, com gestão das Comunidades Intermunicipais da Região, da Área Metropolitana do Porto e de Grupos de Ação Local, prevê a aplicação do financiamento do Fundo Social Europeu [FSE] para a criação de postos de trabalho", explica, em comunicado divulgado hoje, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), entidade gestora do programa operacional Norte 2020.
Os concursos agora abertos, que decorrem até 15 de dezembro, "valorizam projetos implementados em territórios de baixa densidade e são dinamizados pelas Comunidades Intermunicipais de Terras de Trás-os-Montes e do Alto Tâmega e pelo Grupo de Ação Local ADRAT -- Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega", acrescenta.
Segundo a CCDR-N, "adicionalmente, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional [FEDER] apoia a vertente de investimento (por exemplo, a aquisição de máquinas e equipamentos, informática, gestão de marcas e planos de marketing ou pequenas obras de remodelação)".
Este financiamento enquadra-se no SI2E -- Sistema de Apoio ao Empreendedorismo e Emprego que foi lançado no contexto dos apoios do Portugal 2020 com o principal objetivo de promover o empreendedorismo e a criação de emprego.
"O SIE2 prevê a aplicação de fundos da União Europeia para a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas", pode ler-se na página do programa Norte 2020.
Na Região do Norte é implementado com verbas do Norte 2020, através do FEDER e do FSE, e gerido por Grupos de Ação Local, Comunidades Intermunicipais e Área Metropolitana do Porto.