Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sonho ou realidade? Este país deixou de ter dívida em moedas estrangeiras

Depois de quase dois séculos, a Dinamarca conseguiu algo que muito poucos países na Europa atual podem orgulhar-se de ter conseguido.

Sonho ou realidade? Este país deixou de ter dívida em moedas estrangeiras
Notícias ao Minuto

09:30 - 24/03/17 por Bruno Mourão

Economia Histórico

A Dinamarca pode não ter a fama sueca de gestão do dinheiro público nem o mesmo reconhecimento da produtividade ou objetivismo da Alemanha, mas a verdade é que o governo dinamarquês conseguiu equilibrar suficiente as contas do Estado para conseguir fazer algo inédito nos últimos 183 anos. 

"No dia 20 de março de 2017, o governo central dinamarquês pagou o seu último empréstimo em moeda estrangeira, no total de 1,5 mil milhões de dólares (cerca de 1,39 mil milhões de euros). Como tal – pela primeira vez em 183 anos – o Estado dinamarquês não tem dívidas em divisas externas", pode ler-se num comunicado do Danmarks Nationalbank citado pelo Business Insider. 

Em 1894, a Dinamarca tinha estado perto de conseguir pagar a dívida em moeda estrangeira, mas a necessidade de manter algumas reservas não permitiu que o país reduzisse este tipo de dívida para menos de 1% do PIB. 

De acordo com a Quartz, a liquidação total dos empréstimos em moeda estrangeira aconteceu devido à elevada liquidez das contas públicas dinamarquesas e à falta de necessidade de manter reservas noutras moedas a não ser a coroa dinamarquesa. 

"A única razão pela qual o governo dinamarquês pediu empréstimos em moedas estrangeiras foi para garantir que as reservas de divisas eram suficientes. Nos últimos anos, não foi necessário pedir estes empréstimos e os financiamentos têm sido pagos gradualmente", explica o banco central da Dinamarca. 

Ainda assim, como lembra o próprio banco regulador, o facto de toda a dívida em divisas estrangeiras ter sido paga não significa que a Dinamarca deixe de ter dívida pública; significa apenas que toda a dívida atual está contabilizada em coroas dinamarquesas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório