Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

S&P sobe rating do BCP com perspetiva "estável" após aumento de capital

A agência de notação financeira Standard and Poor's (S&P) reviu hoje em alta o 'rating' de longo prazo do Banco Comercial Português (BCP) de 'B+' para 'BB-', colocando o 'outlook' em "estável", devido ao reforço de capital.

S&P sobe rating do BCP com perspetiva "estável" após aumento de capital
Notícias ao Minuto

19:31 - 23/02/17 por Lusa

Economia Standard & Poor's

"A razão para estes 'upgrades' [melhorias] prende-se com a expectativa da S&P de que o BCP continuará a fazer progressos na implementação do seu plano estratégico, enfocando-se no retorno à rendibilidade", realçou o BCP num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em meados de janeiro, após o BCP ter anunciado que ia avançar com um aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros (no início deste mês), a S&P tinha colocado o 'rating' [avaliação] do BCP em 'credit watch' (observação) com implicações positivas, algo que se veio a confirmar.

Quanto ao 'outlook' [perspetiva] estável, a agência explicou que reflete o entendimento de que a solvabilidade do BCP não se deverá alterar nos próximos 12 meses.

A S&P também melhorou o 'rating' intrínseco do BCP ('stand alone credit profile' - SACP) de 'B+' para 'BB-' e reviu ainda em alta a notação de 'rating' de contraparte de 'B+' para 'BB-' e a notação de 'rating' da dívida subordinada de 'CCC' para 'B-'.

A agência de notação financeira realçou, no relatório, que pouco depois de o BCP ter concluído a operação de aumento de capital reembolsou o Estado português dos últimos instrumentos híbridos de capital (CoCo) subscritos em 2012 pelo Tesouro, cujo montante ascendia a 700 milhões de euros.

A S&P apontou também para o reforço da posição da Fosun no banco liderado por Nuno Amado, de 16,7% para 24%, no seguimento da operação.

"Esperamos que o banco beneficie de uma maior flexibilidade financeira e de uma maior confiança dos investidores", vincou a entidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório