Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Este Natal, um quarto dos portugueses tentará poupar nos presentes

A grande maioria dos portugueses, contudo, não olha a gastos nesta época.

Este Natal, um quarto dos portugueses tentará poupar nos presentes
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/12/16 por Andrea Pinto

Economia Compra

O Natal tornou numa época associada ao consumismo e, apesar dos gastos extra, nestes meses, há sempre quem tente de alguma forma poupar.

O mais recente estudo do Observador Cetelem enviado para a redação do Economia ao Minuto, esteve a analisar o consumo em Portugal e as intenções de compra para a época natalícia, e verificou que 25% dos portugueses pretendem poupar. Como? Sobretudo através da oferta de presentes apenas à família mais próxima.

Mas não só: 37% decide preparar comida em casa, outros pretendem oferecer presentes apenas às crianças (29%) e outros comprar prendas apenas em época de saldos (22%). Há ainda consumidores que pretendem fazer os próprios presentes (7%) e aqueles que preferem comprar com maior antecedência (7%) para diminuir os gastos, pode ler-se em comunicado.

“É interessante analisar as formas que os portugueses encontram para poupar no Natal, uma época tendencialmente associada a um maior nível de consumo. Além de se mostrarem atentos a oportunidades como os saldos ou as compras antecipadas, o que revela um comportamento de consumo inteligente, mostram-se criativos ao querer produzir os próprios presentes”, diz Pedro Camarinha, diretor de distribuição do Cetelem.

O estudo, que conclui que 63% dos portugueses não olha a gastos no que diz respeito a ofertas natalícias, foi realizado com a participação de 600 pessoas que foram contactadas através de telefone, em setembro deste ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório