Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Não há nenhuma razão para que um idoso viva com pensão de 260 euros"

Ministro defendeu que o complemento solidário para idosos é suficiente para ajudar pensionistas com baixos rendimentos.

"Não há nenhuma razão para que um idoso viva com pensão de 260 euros"
Notícias ao Minuto

22:11 - 17/10/16 por Carolina Rico

Economia Vieira da Silva

Vieira da Silva reiterou, esta noite, que o Governo optou por deixar de fora dos aumentos pensões inferiores a 275 euros por terem tido atualizações nos últimos anos, beneficiando aquelas que se mantiveram congeladas ou tiveram cortes.

Na proposta de Orçamento do Estado para 2017 foram aumentadas “todas as pensões até 633 euros que estiveram congeladas ao longo dos últimos anos”, reforçou o ministro da Segurança Social em entrevista à SIC Notícias.

A atualização de pensões em 2017 abrange no total, disse, um milhão e meio de pensionistas “que, por terem rendimentos baixos, por terem tido as suas pensões congeladas e longas carreiras contributivas, merecem uma atenção particular neste esforço de reposição da normalidade”.

Questionado sobre as pensões baixas que, assim, ficam de fora, Vieira da Silva afirmou que há alternativas para ajudar estes pensionistas, nomeadamente, o complemento solidário para idosos.

“Não há nenhuma razão hoje, em Portugal, para que um idoso viva com uma pensão de 260 euros. Quem estiver nesta situação tem todo o direito de se dirigir à Segurança Social e pedir este complemento, que vai até aos 420 euros”, sugeriu o ministro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório