Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Movimento portuário com novo recorde de toneladas até julho

Os portos comerciais do continente movimentaram 53,2 milhões de toneladas até julho, um novo recorde que se deve exclusivamente ao Porto de Sines, que continua a ser responsável por mais de metade do total movimentado.

Movimento portuário com novo recorde de toneladas até julho
Notícias ao Minuto

16:56 - 21/09/16 por Lusa

Economia Mercadoria

Segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, nos primeiros sete meses do ano, os portos comerciais do continente "movimentaram cerca de 53,2 milhões de toneladas, mais 0,8% face ao mesmo período de 2015. Este é o valor mais elevado de sempre nos períodos homólogos".

Em comunicado hoje divulgado, a autoridade explica que a movimentação até julho -- que aumentou 0,8% face ao mesmo período do ano passado -- se deve "exclusivamente" ao Porto de Sines, que "continua a liderar o movimento portuário, representando 53,8% do total".

Entre janeiro e julho, o Porto de Sines movimentou 28,6 milhões de toneladas, mais 2,5 toneladas ou 9,6% do que no mesmo período do ano passado, enquanto nos restantes portos comerciais se verificou um movimento inferior ao observado nos mesmos sete meses de 2015.

Já no que diz respeito ao mercado de contentores, verificou-se um movimento superior a 1,5 milhões de TEU (medida 'standard' utilizada para calcular o volume de um contentor) até julho, menos 1,7% em relação aos primeiros sete meses de 2015.

Também se verificou uma queda (de 1,3%) em número de contentores movimentado até julho face ao período homologo,

"Este comportamento negativo é determinado pelo Porto de Lisboa, que regista uma quebra de 34,1% no volume de TEU movimentado. Com sinal contrário encontram-se os portos de Setúbal, Leixões, Figueira da Foz e Sines, que movimentaram 42,7%, 8,1%, 3,5% e 1,6%, respetivamente, sem, contudo, terem conseguido anular a quebra referida", afirma a autoridade.

O Porto de Sines é líder no mercado de contentores, com 54% do total de TEU movimentados, seguindo-se Leixões com 26,1%, Lisboa com 12,6% e Setúbal com 6,5%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório