Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Fumo branco no BPI: Aprovado desbloqueio dos estatutos

À terceira tentativa, os acionistas do banco português aprovaram finalmente a mudança de estatutos que causava um bloqueio total nas decisões. OPA do CaixaBank tem pernas para andar.

Fumo branco no BPI: Aprovado desbloqueio dos estatutos
Notícias ao Minuto

11:26 - 21/09/16 por Bruno Mourão

Economia Mercado

Muitos meses de desacordos e batalhas constantes entre Isabel dos Santos e CaixaBank estão finalmente acabados. Os acionistas do BPI aprovaram finalmente o ansiado desbloqueio dos estatutos que permitirá aos espanhóis exercer direitos de voto equivalentes à participação detida no banco português.

À terceira assembleia-geral, já não existia adiamento possível e a decisão foi votada de forma positiva, segundo adianta a SIC.

O acordo surge um dia depois de ser divulgado pelo BPI um comunicado que dava conta das linhas gerais de um acordo com a Unitel de Isabel dos Santos que permitirá à empresária ficar numa posição mais vantajosa no Banco Fomento Angola, principal foco de conflito entre o CaixaBank e a filha do presidente angolano.

A alteração dos estatutos permitirá ao CaixaBank ter um peso nas votações equivalente à participação no BPI e deverá abrir a porta à conclusão com sucesso da Oferta Pública de Aquisição lançada sobre o banco português.

O processo de desbloqueio dos estatutos fez correr muita tinta e motivou mesmo a intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, antes de ser encontrada uma solução interna. A solidez do banco liderado por Fernando Ulrich pareceu ser sempre a principal preocupação dos máximos representantes políticos portugueses, mesmo que para isso seja necessário entregar o BPI ao controlo espanhol.

As ações do BPI continuam congeladas na bolsa de Lisboa, depois da CMVM ter decretado esta manhã a paragem da compra e venda devido à realização da assembleia-geral.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório