Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Antes de discutir congelamento, Iranianos e sauditas aumentam produção

Duas das grandes potências mundiais do mercado do 'ouro negro' decidiram acelerar o ritmo de produção no mês anterior à reunião que pode decidir o futuro do petróleo mundial.

Antes de discutir congelamento, Iranianos e sauditas aumentam produção
Notícias ao Minuto

14:58 - 12/09/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

A OPEP parece estar apostada na redução ou congelamento quase total da produção petrolífera nos níveis atuais. A imprensa internacional tem falado com várias fontes próximas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e todos os indícios parecem apontar no sentido de um acordo iminente entre alguns dos principais responsáveis pela produção petrolífera mundial para limitar o excesso de oferta que tem sido regra este ano. 

O Irão parece estar finalmente próximo de apoiar o entendimento na OPEP, mas segundo a CNN, o governo de Teerão e o governo saudita já estão a tomar medidas para garantir que o congelamento acontece no ponto mais vantajoso possível para as próprias economias. 

Apesar da produção ter caído em todo o espaço da OPEP, a refinação na Arábia Saudita e no Irão aumentou para perto dos níveis mais altos de sempre, o que permitirá a ambos os países congelar a oferta em níveis que dificilmente poderiam ser mais favoráveis. 

Fora do acordo ficarão os Estados Unidos da América, mas não a Rússia. Mesmo não sendo um membro da OPEP, o país governado por Vladimir Putin apoia o esforço de congelamento da produção como forma de aumentar os preços para um patamar favorável à OPEP e à Rússia, mas desfavorável para os EUA, produtores de petróleo com maiores custos de exploração.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório