Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Musk perde a paciência com a Tesla: "Gastem menos e produzam mais"

Dono da fabricante de veículos elétricos está a sentir cada vez mais a pressão dos mercados para tornar a Tesla numa empresa lucrativa. Comunicado enviado aos trabalhadores pede mais empenho e exige melhores resultados.

Musk perde a paciência com a Tesla: "Gastem menos e produzam mais"
Notícias ao Minuto

10:15 - 06/09/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

Ao longo de vários anos de prejuízos e múltiplos problemas e atrasos na produção dos carros da Tesla, a inovadora empresa de carros elétricos sempre teve uma constante: a crença e confiança de Elon Musk. O fundador, presidente e acionista da empresa parecia acreditar sempre no sucesso futuro e mesmo com tropeções frequentes, manteve a linha estratégica inalterada. 

A apresentação do Model 3 foi um estrondoso sucesso, as pré-encomendas bateram todos os recordes e a Tesla parecia caminhar para a estabilidade, mas um primeiro semestre financeiramente negativo e mais alguns problemas com os atuais modelos juntaram-se à incompreensível compra da SolarCity e voltaram a colocar em questão o futuro da fabricante de veículos e componentes elétricos. 

Pior ainda, a paciência de Elon Musk parece ter-se esgotado. Numa carta enviada aos trabalhadores e obtida pela Bloomberg, o dono da Tesla deixou um repto aos funcionários: "Gastem menos e produzam mais". 

"Estaremos numa posição muito mais favorável para convencer os investidores a apostar em nós se os títulos dos jornais forem 'Tesla desafias as expectativas e consegue tronar-se lucrativa' do que se forem 'Tesla volta a perder dinheiro'." 

"Isso seria fantástico!", garante Musk, suplicando novamente que os funcionários "produzam todos os carros possíveis" para cumprir os prazos de entrega e evitar novas desilusões. 

Os analistas de Wall Street questionados pela Bloomberg dão nota da real desconfiança em torno da Tesla, uma empresa que desde a fundação nunca conseguiu ser lucrativa. A possibilidade de conseguir ganhar dinheiro com o Model 3, um modelo de baixo custo construído com tecnologia ainda muito cara, é vista como reduzida e será preciso 'dar corda aos sapatos' para fazer da Tesla uma das 'meninas bonitas' dos mercados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório